AcontecendoComutran responsabiliza motoristas por acidentes no cruzamento nas ruas Pará e Alagoas

A Comarca8 de agosto de 20166 min

 

Comutran responsabiliza motoristas por acidentes no cruzamento nas ruas Pará e Alagoas

Acidente Pará

 

Da Redação

Mais um acidente de trânsito foi registrado durante a semana no cruzamento das ruas Pará e Alagoas, no centro de Avaré. A colisão ocorreu no início da tarde de segunda-feira, 25, e envolveu um veículo Doblô e uma moto.

De acordo com informações obtidas pela Comarca, o motorista do veículo transitava pela Rua Pará e não teria obedecido a placa de “Pare”, vindo a colidir com a motociclista que vinha pela Rua Alagoas, que é preferencial.

Segundo consta, a vítima teve ferimentos leves. Ambos os veículos tiveram danos materiais. O motorista do veículo parou no local e acionou o Samu, que compareceu para o atendimento da ocorrência.

Comerciantes que têm estabelecimentos próximos ao cruzamento dizem estar cansados do número de acidentes no local. “Desde que a Prefeitura fez essa mudança de preferencial, as colisões se agravaram. A Rua Pará sempre foi preferencial e, desde que instalaram o semáforo no cruzamento da Avenida Major Rangel, a Alagoas passou ser a preferencial e até hoje os motoristas não se acostumaram”, disse uma comerciante que preferiu não ser identificada.

A Comarca verificou que a Rua Pará é preferencial do trecho que compreende o cruzamento da Rua Amazonas até a Rua Alagoas. Após o cruzamento com a Santa Catarina, a via passa a ser preferencial de novo. Isso estaria confundindo os motoristas, segundo relatos.

“Pra gente que mora em Avaré já é uma dificuldade, imagina para os turistas que circulam pela cidade. A via está extremamente perigosa e ninguém toma nenhuma providência para solucionar o problema. Será que vão esperar algo de mais grave acontecer?”, questionou a comerciante.

A reportagem já divulgou diversos acidentes que ocorreram no local. Questionada, a Prefeitura sempre destacou que iria estudar uma alternativa para resolver a questão, mas nenhuma medida foi implementada.

OUTRO LADO – Os membros do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran), órgão responsável pela alteração no local, “entendem que o que está ocorrendo é a desatenção e o desrespeito dos usuários à sinalização implantada e lembram que todos os cruzamentos foram e estão devidamente sinalizados, cabendo aos usuários a observância e o respeito à sinalização de trânsito implantada, de modo a se evitar possíveis acidentes de trânsito”, diz o comunicado enviado à Comarca.

O Comutran destaca ainda que a “alteração de preferência na Rua Alagoas esquina com Rua Pará foi deliberada a partir da implantação do conjunto de semáforos situado no cruzamento da Avenida Major Rangel com a Rua Alagoas, de modo a seguir o mesmo critério de tráfego no cruzamento da Rua Bahia com Rua Pará, e no cruzamento da Rua Pará com Rua Santa Catarina”, e que o critério adotado “estabeleceu que as ruas após os cruzamentos com semáforos na Avenida Major Rangel com as ruas Bahia, Santa Catarina e Alagoas tenham a preferência de fluxo viário, sendo que o 1º implantado, em 2013, foi na Rua Bahia/Rua Pará, o 2º, em 2014, foi implantado na Rua Santa Catarina/Rua Pará e o 3º e último, em 2015, foi implantado na Rua Alagoas/Rua Pará, de modo a proporcionar melhor fluidez de tráfego nas ruas nos sentidos centro-bairro (R.Santa Catarina) e bairro-centro (Rua Bahia e Rua Alagoas)”, conclui o comunicado.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *