Esta semana a Secretaria Municipal da Saúde de Avaré divulgou normalmente os boletins diários contendo os dados sobre a pandemia do coronavírus na cidade. Na segunda-feira, 4, após o final de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalhador, a secretaria divulgou que os casos positivos para a Covid-19 não haviam mudado em relação ao número divulgado na sexta-feira, 1º de maio, num total de 23 casos.
Na terça-feira, dia 5, a secretaria confirmou um novo caso na cidade, subindo para 24 os casos positivos de coronavírus, índice que permaneceu até o final da tarde de quinta-feira. Pela manhã, a secretaria havia comunicado 24 casos confirmados, porém, no final do dia outro boletim acusou aumento de três novos casos.
E na manhã dessa sexta-feira, dia 8, a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), registrou aumento de mais um caso de Covid-19, subindo para 28 o total de confirmados. Com dois ótibos, a taxa de letalidade de Avaré é de 7,1%. Já o boletim da Secretaria da Saúde é aguardado para esta sexta-feira a qualquer momento.
ISOLAMENTO SOCIAL – Depois de um domingo com 61% de índice (dia 3) de isolamento social, a cidade de Avaré registrou queda significativa ao longo da semana com muita gente indo às agências bancárias e deixando os percentuais abaixo de 50%. Foram três dias – segunda, terça, quarta-feira – com registro de 48%, bem abaixo dos 70% considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
NÚMEROS DA COVID-19 – Até quinta-feira, dia 7, os dados sobre a pandemia do novo coronavírus em Avaré, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, estavam da seguinte forma: 27casos confirmados, sendo seis em isolamento domiciliar, 17 curados, dois hospitalizados na Santa Casa de Avaré e dois óbitos. Lembrando que agora já são 28, segundo a Fundação Seade.
O boletim também informa que 18 casos foram descartados; três casos suspeitos aguardando resultado de exames e um caso positivo internado na Santa Casa de Avaré do município de Guarulhos.
Além dos boletins diários fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde, os dados monitorados pela Fundação Seade também podem ser acessados no site: www.seade.gov.br/coronavirus/