A corrida eleitoral em Avaré deverá ser uma disputa bastante acirrada em relação a 2016, quando o município teve três candidatos a prefeito e 229 candidatos a vereador. Este ano, até o momento, são seis nomes disputando a prefeitura e mais de 200 pretensos candidatos as 13 vagas da Câmara Municipal.
Falando em Câmara Municipal, dos atuais 13 vereadores apenas dois não tentarão a reeleição: Antônio Ângelo Cicirelli, o Toninho da Lorsa, que foi lançado como pré-candidato a vice-prefeito ao lado do Sargento Monteiro, pela coligação PSL, PSC e PRTB, e o médico Ernesto Ferreira de Albuquerque (PT), que não irá disputar as eleições este ano.
Os demais 11 poderão estar no páreo à reeleição, mas não de forma oficial: Adalgisa Ward (PSD); Alessandro Rios (em dúvida), Estati do Bar, Jairinho do Paineiras, Coronel Morelli, Ivan da Comitiva e Roberto Araujo (todos os seis pelo PTB); Cabo Sérgio e Flávio Zandoná (ambos pelo Cidadania); Marialva Biazon (PSC); e Barreto do Mercado (PT).
PREFEITURÁVEIS – Pela primeira vez na história política do município duas mulheres estarão na disputa pela Prefeitura de Avaré. O Podemos, encabeçado pelo advogado e ex-vereador Marcelo José Ortega, lançou uma dobradinha feminina formada pela advogada Teresa Fonseca, para prefeita, e pela arquiteta urbanista Emilly Cândido. Ambas disputam cargo eletivo pela primeira vez.
O outro partido que lançou uma pré-candidata mulher foi o PSDB, legenda que estaria desarticulada em Avaré até então. Depois da saída de alguns políticos de peso, como os vereadores Toninho da Lorsa e Marialva Biazon, entre outros nomes, o partido tucano ficou nas mãos da advogada Maria Cristina Chaddad (presidente), que acabou lançada como pré-candidata a prefeita esta semana.
A convenção tucana foi realizada no último dia estipulado pelo TSE, na quarta-feira,16, ocasião em que o empresário conhecido como Paulinho Pantheon foi indicado como vice de Maria Cristina Chaddad. Porém, os nomes dos pré-candidatos a vereador pelo PSDB não foram apresentados, devendo a lista ser enviado à Justiça Eleitoral de Avaré até o final do mês.
Os demais pré-candidatos a prefeito também estão com suas candidaturas previamente lançadas, sendo que a dupla Sargento Monteiro e Toninho da Lorsa, da coligação majoritária PSL, PSC e PRTB, foi conhecida primeiramente por ter realizado convenção no feriado de 7 de setembro.
Já a maior coligação majoritária, formada por oito partidos – PSD, PV, PDT, DEM, Republicanos, Avante, Cidadania e Patriotas – lançou os nomes de Denílson Ziroldo (PSD) para prefeito e Erica Alves (Republicanos) para vice. A convenção dos partidos da coligação foi realizada no sábado, 12.
O atual prefeito, Jô Silvestre, lançou sua pré-candidatura a reeleição como prefeito no domingo, dia 13. Ele deverá disputar as eleições pela coligação formada pelos partidos PTB, PSB, PL e MDB.
E finalmente o PT, que também disputará o pleito de 15 de novembro com chapa pura, tendo como pré-candidatos a prefeito e vice o Professor Sebastião e o ativista cultural Antônio Marcos de Campos.
VEREANÇA – De acordo com um levantamento feito pelo Jornal A Comarca, o número de candidatos a vereador em 2020 deverá ser maior que o das eleições municipais de 2016, quando Avaré teve 229 candidatos as 13 vagas na Câmara Municipal. Este ano, até o momento, estima-se que já existam cerca de 250 pretensos candidatos.
Ao todo são 17 partidos que participarão das eleições municipais deste ano, sendo três coligações majoritárias para prefeito e três chapas puras, ou seja, formadas somente por candidatos dos próprios partidos.
A maior coligação majoritária, formada por oito partidos, deverá ter em torno de 130 candidatos a vereador, lembrando que para as eleições de 2020 não haverá coligação para esse cargo eletivo, ou seja, candidatos ao cargo de vereador somente poderão participar em chapa única dentro do partido.