Uma fotografia interna do Santuário de Nossa Senhora das Dores, publicada no jornal A Comarca e que ilustrou uma das páginas da edição especial do aniversário de 159 anos de Avaré, de autoria do fotógrafo internacional Lewi Moraes, conquistou o prêmio de Foto do Ano pela ViewBug.
O ViewBug é uma comunidade de competição de fotos mais incrível do mundo para profissionais e amadores. “É um prêmio escolhido por uma comunidade de editores, fotógrafos e desigh na Inglaterra, com a participação de britânicos, americanos, franceses e alguns russos. A foto da Matriz foi escolhida como a foto do ano por essa comunidade. É um prêmio importante por ser de uma comunidade de profissionais”, destacou Lewi à redação.
LEWI MORAES – Ele começou a manejar uma câmera fotográfica em Avaré, onde viveu na juventude, nos rebeldes anos 1960. Hoje, Lewi Moraes, profissional de renome internacional, é especialista em clicar água para estudos ambientais. Sua maior paixão, contudo, é fotografar flores e insetos.
Com larga experiência na arte da fotografia, Lewi, de 70 anos, já trabalhou na Folha de S. Paulo e na extinta revista Manchete. Atualmente é o correspondente da agência inglesa Nature World Pictures na América do Sul. Cursou Fotografia Científica e Macro no Instituto Internacional de Fotografia, de Barcelona.
Graduado em Jornalismo pela UERJ e em Biologia pela Universidade Federal do Rio, Lewi mora na Cidade Maravilhosa, mas vem a Avaré com frequência, tanto que passou as últimas semanas na região, período no qual quis fazer imagens de pontos turísticos e de construções históricas e recentes para mostrar ângulos da cidade na atualidade.
“O grande barato da fotografia é que ela te leva ao sonho”, diz o profissional que cedeu a sua última série de imagens com exclusividade para A Comarca.