A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), resgatou na manhã de terça-feira, 23/02/2021, dois cachorros que estavam em situação de abandono em uma casa localizada no bairro Avaré I. Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, os animais estavam sujos, bastante magros e sem comida disponível.
Após receber uma denúncia, integrantes do Setor de Zoonoses da Prefeitura acionaram a Polícia Civil e também foram ao local. Um dos cães tinha alguns machucados e teve que ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros da cidade. Logo depois, os animais foram removidos para um abrigo, onde futuramente devem ser oferecidos para adoção.
O proprietário dos cachorros não estava na casa no momento da averiguação, mas depois se apresentou espontaneamente à Polícia. Ele se defendeu da acusação de maus-tratos. Um boletim de ocorrência foi registrado no Plantão Policial e o autor responderá a um processo por abuso a animais.
A Lei Federal 14.064, sancionada em setembro do ano passado, aumentou para cinco anos a pena máxima para o crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato. O crime também é inafiançável na esfera policial.