Através do Decreto Municipal 6.271 de 15 de abril, o prefeito Jô Silvestre liberou a reabertura de templos e igrejas em Avaré para retomada de atividades religiosas como missas e cultos. O decreto foi publicado no Semanário Oficial do Município em sua versão digital de quinta-feira, 15.
O documento rege que as atividades religiosas em Igrejas e templos poderão ser retomadas mediante a adoção de várias medidas sanitárias e de distanciamento. O horário de atendimento está limitado a seis horas diárias, de segunda a domingo “com estrita observância as normas sanitárias determinadas, bem como seguir as orientações do decreto devendo o atendimento se dar por meio de rígido controle, evitando aglomerações e encerramento das atividades e estar fechado até as 20:00 horas.
O decreto diz ainda que “o ingresso ao estabelecimento fica limitado a 40% de sua capacidade, sendo que, em caso de formação de filas, caberá ao próprio estabelecimento evitar a aglomeração de pessoas durante a espera no atendimento, cuidando para que as pessoas mantenham a distância mínima de 02 (dois) metros umas das outras inclusive com a demarcação do solo”.
As igrejas e templos também devem manter as cadeiras espaçadas, com a distância mínima de 2 metros entre elas, visando diminuir a aglomeração e o contato, sendo proibidas atividades com público em pé, exceto padres pastores e assistentes.
Disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras, afixação de cartazes com medidas restritivas e aferição de temperaturas também fazem parte do decreto municipal. Há ainda recomendação a não participação nas atividades religiosas de crianças menores de 12 anos, pessoas com mais de 60 anos e pessoas do grupo de risco e/ou com comorbidades.
ACESSE A ÍNTEGRA DO DECRETO:
https://www.avare.sp.gov.br/semanario/eafed2ab01d540b280c198033008f603.pdf