Na terça-feira (17), o estado de São Paulo avançou para a fase de retomada segura do Plano SP. Nessa etapa, as restrições de horário e ocupação para comércio e serviços são encerradas. Dessa forma, o comércio paulista já pode funcionar no esquema normal de antes da pandemia.
Além disso, o governo de São Paulo passou a liberar os eventos sociais, feiras corporativas e museus. Contudo, a permissão está condicionada ao cumprimento dos protocolos de higiene e à condição de que os eventos não causem aglomerações.
De forma geral, está mantida a regra para o uso de máscaras, além do distanciamento e protocolos de higiene. Na fase de retomada segura, as regras de segurança sanitária seguirão as mesmas da fase de transição.
A medida será válida para todos os municípios. De qualquer modo, as prefeituras possuem autonomia para determinar a rigidez de restrições — caso as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar apresentem piora.
EM AVARÉ – A reportagem do Jornal A Comarca apurou que o prefeito Jô Silvestre não deve editar novo decreto municipal, já que tem seguido a risca o Plano São Paulo. Já a Associação Comercial Industrial Agropecuária de Avaré (ACIA), divulgou comunicado aos seus associados e população em geral esclarecendo as principais questões da atual fase do Plano São Paulo de Combate ao Covid 19.
LEIA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL A COMARCA QUE CIRCULA NA SEXTA-FEIRA, DIA 20/08