Com apoio de denúncias, de tecnologia e da polícia, a CPFL Santa Cruz realizou ações de combate a fraudes e regularizou, apenas no primeiro semestre de 2021, 146 gatos de energia em todas as cidades da sua área de concessão.
Na comparação com o mesmo período de 2019 houve aumento de 36%. Já, frente a 2020, o aumento foi de 12%. Investimentos no uso de inteligência, tecnologia e o uso do canal de denúncias têm coibido as fraudes.
As regularizações contribuem para a redução nas perdas de energia. Em junho de 2021, a perda de energia da concessionária, causada por fraudes e furtos, foi de 7,70% ante 8,03% no mesmo período do ano passado.
Dentro do combate contra fraudes e furtos, a CPFL Santa Cruz, no primeiro semestre de 2021, realizou 503 inspeções oriundas de denúncias e registrou 15 boletins de ocorrência.
“Esses resultados fazem parte do trabalho contínuo da empresa e são viabilizados tanto por meio de parcerias com órgãos públicos e autoridades policiais, quanto investindo em tecnologia de ponta e especialização das equipes em processos de monitoramento e análise”, afirma Carlos Zamboni Neto, presidente da distribuidora.
A CPFL Santa Cruz reforça que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas, prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia e é perda de arrecadação de impostos importantes para manter serviços públicos no município.
Clientes da distribuidora podem contribuir – de forma sigilosa – para o combate às irregularidades por meio do aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected].
Entre os municípios com maior volume de fraudes e furtos identificados em todas as cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz, no primeiro semestre de 2021, Itapetininga está em primeiro lugar com 36 casos. Jaguariúna ocupa a segunda posição com 26 e São Miguel Arcanjo fica em terceiro com 16 casos.
Já na região de Ourinhos, Avaré fica em primeiro lugar com 9 fraudes encontradas e regularizadas, seguido por Ourinhos, Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo, todas com 6 fraudes.
Veja no quadro as 10 cidades da região de Ourinhos com maior número de recuperação: