O Piquenique Literário chega neste fim de semana à região de Avaré. As primeiras cidades a receberem o projeto serão Tejupá, na sexta-feira (29), e Piraju, sábado (30). Tratam-se de performances teatrais com o objetivo de promover o encontro entre as pessoas e a leitura compartilhada em parques e praças públicas, sob o comando da cantora, atriz e leitora Élida Marques.
Selecionado pelo 1º edital de Recursos Incentivados para o Desenvolvimento Local da CTG Brasil, uma das líderes em energia limpa no País, os Piqueniques Literários vão ocorrer em outros oito municípios na região da Usina Jurumirim, sob a concessão da companhia, no rio Paranapanema: Arandu (14/5); Cerqueira César (15/05); Paranapanema (19/5); Angatuba (21/5); Avaré (28/5); Itaí (29/5); Taquarituba (30/5) e Itatinga (04/06).
As atividades incluem varal de poesias bordadas, tear, dança circular, mediação de leitura, sarau com intérprete de libras, árvore de livros, além da participação de artistas e artesãos, e contará também com a distribuição de livretos com poesias e dicas de preservação ambiental.
No roteiro do espetáculo entram ainda poemas de Cecília Meireles, Mário Quintana, histórias divertidas do mulá Nasrudim e do Quixote de Miguel de Cervantes, contos dos Irmãos Grimm, outros da tradição africana, Machado de Assis e mais.
“Apoiamos projetos que fomentem educação e cultura, em linha com nosso compromisso de participar de forma positiva da vida das comunidades no entorno das nossas usinas. Os Piqueniques Literários trazem isso em seu propósito, promovendo arte e lazer por meio da cultura da troca e do encontro”, diz Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação & Sustentabilidade da CTG Brasil.
O Piquenique Literário faz parte do programa de incentivo à leitura “Ler É Uma Viagem”, realizado durante 19 anos por Élida Marques, com mais de 1,2 mil sessões de leitura em 280 cidades e oito estados brasileiros.
A primeira etapa do projeto incluiu oficinas de Mediação de Leitura e Performance Artística para pessoas educadoras, bibliotecárias, agentes de leitura, artistas, artesãs e demais interessadas. A capacitação ocorreu em março e abril, nas cidades participantes.
“Os Piqueniques Literários são uma forma de convidar as pessoas ao descanso, à contemplação, ao prazer, a diminuir o ritmo. Uma possibilidade de reconhecer sua história pessoal por meio do que foi registrado na literatura. De unir o letrado e o não letrado e atrair até quem não gosta de ler”, diz Élida.
O projeto promove também a conscientização e o respeito ao meio ambiente, compartilhando informações e recolhendo todos os resíduos produzidos durante o evento.