Praças revitalizadas, campanha vacinal, prevenção às queimadas, ressocialização de jovens, esses foram alguns dos dez projetos que o Prêmio Os Movimentos das Cidades ajudou a colocar em prática nas cidades paulistas que participaram da iniciativa. Na sexta-feira 06/05, às 9h, eles serão apresentados por Marcelo Tas em evento na sede do grupo CCR.
As iniciativas selecionadas receberam ao longo de dois meses orientação do comitê técnico formado por integrantes da Rede de Lideranças do Centro de Liderança Pública (CLP) e mais R$ 10 mil para aplicar na iniciativa, somando o total de R$ 100 mil.
Foram mais de 360 projetos inscritos por moradores de Águas da Prata, Avaré, Bragança Paulista, Barueri, Campinas, Itapeva, Louveira, Osasco, Sorocaba e Tatuí. Um vitorioso de cada cidade teve a oportunidade de colocar em prática inciativas que buscam impactar positivamente a comunidade local. A ação contou com apoio do grupo CCR e a idealização da agência Virtú.
As soluções vencedoras passaram por pautas como tecnologia, cultura, meio ambiente e entre outros assuntos específicos para cada cidade. “Receber o Prêmio Os Movimentos das Cidades confirma que, através da educação e conscientização, podemos transformar nossa realidade.”, afirmou Michele Soares, presidente do grupo Brigada do Barranco, umas das vencedoras.
Para a conclusão do projeto, os idealizadores precisaram cumprir metas e prazos estabelecidos pela consultoria. No site movimentosdascidades.grupoccr.com.br, estão disponíveis os vídeos apresentados por Marcelo Tas que ressaltam vocações econômicas, culturais e também apontam vulnerabilidades e caminhos para contribuir com gestores locais.
O podcast SoltaVoz criado por Kaue dos Santos e Henrique Timoteo, que busca melhorar a cidade por meio da cultura, foi o projeto selecionado de Avaré. A ideia é trazer os fenômenos da cidade (artistas, músicos, professores, trabalhadores, influencers, delegados e outros) que possam auxiliar a população, oferecendo desde dicas para arrumar emprego, escolher escolas, ter voto consciente, conhecer artistas locais a, até mesmo, como salvar vidas.