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A Comarca14 de abril de 201411 min

Vivo lidera lista de reclamações no Procon de Avaré

Da Redação

CAPA Vivo
Diante das constantes falhas de sinal, o estudante Vinicius Alfredo tem que recorrer ao velho orelhão para conseguir contato com a família

 
A operadora de telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura Vivo encabeça a lista de reclamações de consumidores junto ao Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Avaré (Procon).

De acordo com levantamento feito pela Comarca, das 1125 reclamações registradas de janeiro até 11 de abril, 92 são contra a operadora.

Entre os cinco problemas mais freqüentes está a “cobrança indevida ou abusiva”, que contabiliza 32 reclamações. Em seguida vem o tópico “serviço não fornecido”, com 27; “dúvidas sobre cobrança” conta com 9 registros, “serviço não concluído ou fornecimento parcial” tem 5 reclamações e o tópico “erro ou descumprimento de contrato” aparece com 3 registros.

Usuários do serviço de telefonia móvel da empresa ouvidos pela reportagem apontam que a qualidade do sinal teve uma queda brusca nos últimos meses. “No Plimec é muito complicado, tem dia que a gente tem que sair no meio da rua pra conseguir falar ao celular”, alegou Lúcia Oliveira.

Uma moradora da Vila Operária também reclama. “O sinal não pega, principalmente em dias de chuva. Muitas vezes a ligação nem completa e chega o aviso ‘rede ocupada’”, comenta Tamiris Almeida.

Juliana Santucci, moradora do São Rogério, afirma que está utilizando uma antena para telefone rural para conseguir completar ligações. “Defino como péssimo o serviço. Aqui no Residencial São Rogério é impossível realizar ligações de tão ruim que é o sinal por aqui”, revela.

O problema também estaria afetando ligações recebidas de outras localidades, como afirma Vinícius Alfredo, que diz não conseguir se comunicar com a família que reside em outra cidade. “Quando meu pai liga, a ligação sempre cai. Na maioria das vezes, preciso usar um orelhão para conseguir falar com minha família. No entanto, encontrar um orelhão funcionando também acaba sendo um problema”, destacou.

INTERNET

Reclamação vivo

Não é só a telefonia móvel que é alvo de críticas. Usuários também questionam a qualidade da internet móvel fornecida pela Vivo. “Não tem condições de usar. A conexão de dados fica lenta, não sei o que acontece. Não bastasse isso, o SMS chega com atraso, às vezes de uma ou duas horas. Num caso de emergência, como vamos fazer?”, destaca Tiago Padavini.

Já o mototaxista Ademir declara que é difícil encontrar alguém que não esteja insatisfeito com a operadora. “Em Avaré, a Vivo está morta. Você pede um pacote e mandam outro. Não tem como ficar satisfeito”, desabafa.

Além de ser a líder de reclamações em Avaré, a operadora também ocupa o primeiro lugar em cidades como Sorocaba (333 reclamações), Bauru (368) e na capital paulista (4153), contabilizando 11.900 mil em todo o estado desde o início de 2014.

Embora as críticas incidam majoritariamente sobre a Vivo, outras operadoras de telefonia celular também estão deixando a desejar segundo avareenses. Desde o início de 2014, o Procon de Avaré já registrou 27 reclamações contra a Claro e outras 9 contra a Tim.

De acordo com o Procon estadual, dos cinco problemas que mais afetam a população, a cobrança indevida está em primeiro lugar com mais de 4,6 mil reclamações. O serviço não fornecido, que abrange o não cumprimento da oferta, possui 1479 registros. Já o vício de qualidade, quando o serviço é mal executado, por exemplo, tem 1023 reclamações em todo estado.

Apesar do descontentamento geral, as notificações com relação à falha de sinal não estão sendo levadas ao Procon. “As pessoas se queixam nas ruas, em redes sociais, mas não nos procuram. Dessa forma, ficamos desarmados para pedir a melhora do serviço”, explica a coordenadora do Procon de Avaré, Carla Flores.

A falta sinal consistente já foi discutida em plenário por vereadores em diversas ocasiões. A presidente da Câmara Bruna Silvestre chegou a enviar dois ofícios à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedindo providências. No entanto, ainda não houve uma resposta.

Para Carla Flores, a falta de denúncias ao Procon pode atrasar a melhoria na prestação do serviço, já que sem a reclamação formal de consumidores pode ficar subentendido que o sinal disponibilizado oferece a qualidade esperada. “Tanto com relação à qualidade de sinal quanto em qualquer outro ponto, toda insatisfação deve ser reportada ao órgão de Proteção ao Consumidor”, informa Flores.

Para registrar reclamações o usuário pode ir ao Procon, que fica na Rua Mato Grosso, nº 1650. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3732-8263 ou (14) 3733-8277.

 

Telefonia móvel: um problema nacional 

Segundo dados de 2013 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma nova reclamação contra a qualidade do serviço de telefonia móvel é registrada a cada 23 segundos. Ao todo foram mais de 1,3 milhões de reclamações.

São reclamações como a demora para cancelar serviços, cobrança indevida e falta de sinal, entre outras.

A maioria das denúncias é levada a Anatel através da internet (www.anatel.gov.br) ou pelo telefone 1331. No entanto, segundo notícia veiculada em um jornal televisivo, a Agência estaria passando por problemas em suas linhas telefônicas, o que teria dificultado o registro de reclamações.

Por conta disso, a empresa estaria trocando a operadora para tentar solucionar a deficiência. O atendimento telefônico deve voltar ao normal a partir de 14 de abril.

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