DestaqueGeralEntrega de declarações do Imposto de Renda supera expectativa da Receita em Avaré

No município, foram entregues mais declarações do que estava previsto no levantamento inicial do órgão. Prazo terminou na terça-feira (31); veja o que fazer se perdeu a data
A Comarca7 de junho de 20223 min

O prazo para entrega do imposto de renda 2022 terminou na terça-feira (31) e a Receita Federal divulgou na quarta-feira (1º) um balanço das declarações entregues no estado de São Paulo. Ao todo, foram entregues 11.574.374 de declarações no estado.

Em Avaré, a expectativa era de que 17.936 contribuintes fizessem a declaração do imposto de renda e, no fim do prazo, 18.769 declarações tinham sido entregues, um aumento de 4,6%.

PERDEU O PRAZO? – Para quem perdeu o prazo, a orientação é regularizar a situação o mais rápido possível. Segundo a Receita, quem não entregou dentro do prazo pode enviar a declaração retificadora já a partir desta quarta-feira. A regularização da situação, no entanto, está condicionada ao pagamento de multa.

A multa mínima por atraso para envio da declaração é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido.

O CPF negativado em decorrência da pendência junto ao Fisco pode, entre outras restrições, impedir a contratação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e, até mesmo, prestar concurso público até que a situação seja regularizada.

Quem perdeu o prazo para envio da declaração terá que baixar o programa da Receita Federal e mandar a declaração do Imposto de Renda da mesma forma como deveria ter sido feita dentro do prazo.

Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a “notificação de lançamento de multa” e a Darf da mesma. O contribuinte terá 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar sua situação (com informações do g1 Itapetininga e Região).

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *