O prazo para entrega do imposto de renda 2022 terminou na terça-feira (31) e a Receita Federal divulgou na quarta-feira (1º) um balanço das declarações entregues no estado de São Paulo. Ao todo, foram entregues 11.574.374 de declarações no estado.
Em Avaré, a expectativa era de que 17.936 contribuintes fizessem a declaração do imposto de renda e, no fim do prazo, 18.769 declarações tinham sido entregues, um aumento de 4,6%.
PERDEU O PRAZO? – Para quem perdeu o prazo, a orientação é regularizar a situação o mais rápido possível. Segundo a Receita, quem não entregou dentro do prazo pode enviar a declaração retificadora já a partir desta quarta-feira. A regularização da situação, no entanto, está condicionada ao pagamento de multa.
A multa mínima por atraso para envio da declaração é de R$ 165,74, mas pode atingir até 20% do imposto devido.
O CPF negativado em decorrência da pendência junto ao Fisco pode, entre outras restrições, impedir a contratação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e, até mesmo, prestar concurso público até que a situação seja regularizada.
Quem perdeu o prazo para envio da declaração terá que baixar o programa da Receita Federal e mandar a declaração do Imposto de Renda da mesma forma como deveria ter sido feita dentro do prazo.
Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a “notificação de lançamento de multa” e a Darf da mesma. O contribuinte terá 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar sua situação (com informações do g1 Itapetininga e Região).