A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado de São Paulo, realizada em maio deste ano, teve 99,84% de índice de cobertura em Avaré, segundo dados do sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. No município, de acordo com a Regional da Casa da Agricultura, do total de 96.269 animais, foram vacinados 96.114.
Ao todo, no Estado de São Paulo, foram imunizados 4.746.743 bovinos e bubalinos, com zero a 24 meses de idade. Esse número de animais está distribuído em 100.226 propriedades. O rebanho total de bovídeos do estado de São Paulo é de 10.867.622 cabeças.
Durante a campanha, servidores da Coordenadoria de Defesa Agropecuária realizaram 1.177 vacinações assistidas, acompanhando a imunização de 55.721 bovídeos e fiscalizaram outras 24 propriedades, com um total de 1.522 bovídeos.
INVERSÃO DO CALENDÁRIO – Em março de 2022, por meio de ofício-circular encaminhado aos órgãos executores de sanidade agropecuária, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inverteu a vacinação nos estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (BA, DF, ES, GO, MG, MS, MT, RJ, SE, SP e TO).
Com isso, a primeira etapa da vacinação, em maio, foi destinada aos animais jovens (até 24 meses). A segunda etapa ocorrerá em novembro e abrangerá animais de todas as idades. O objetivo da inversão foi o de “garantir a oferta oportuna de vacina contra aftosa nas etapas de vacinação deste ano”.