DestaqueRegiãoJovens da Fundação CASA de Cerqueira César aguardam o Natal com o Calendário do Advento

Atividade motivacional no CASA Cerqueira César visa compartilhar mensagens de carinho e gratidão
Reportagem22 de dezembro de 20244 min

Os dias do mês de dezembro ganharam um novo e encantado significado para as 25 adolescentes em medida na Fundação Centro de Socioeducativo ao Adolescente (CASA) feminino de Cerqueira César, que estão acompanhando a chegada do Natal por meio de um Calendário do Advento.

A ideia para a criação do calendário partiu da diretora do centro socioeducativo, Joyce Muzy, que sugeriu ressignificar a espera pela data. Para isso, as próprias jovens, orientadas pela pedagoga da unidade Luciana de Paula Camilo, realizaram a confecção do item, que contém apenas 25 dias.

A elaboração ocorreu durante as aulas da oficina Donas de Si, que têm como foco debater temas de cidadania e contou com a colaboração de todos os setores do centro socioeducativo.

Como explica a coordenadora pedagógica, Valéria Aparecida Negrão, o objetivo do calendário é mostrar para as jovens uma forma diferente de celebrar a data. “A cada dia uma adolescente mudará de lugar o marcador, que é um Papai Noel com um sino, anunciando a chegada do Natal. Também tem uma mensagem motivacional surpresa nesse “dia a dia”, que é destinada a cada uma dessas jovens”.

Além do caráter motivacional, o Calendário foi uma forma encontrada pela equipe do centro para ajudar as adolescentes a lidarem com sentimentos típicos do fim do ano, como a ansiedade e saudade. “Ao elaborarmos esse calendário, descobrimos uma nova maneira de motivar as nossas adolescentes e mostrar o verdadeiro significado do Natal, que é a esperança e a gratidão trazidas pelo nascimento do menino Jesus”, destacou Valéria.

O centro também realizou a decoração do ambiente para a data e preparou uma programação especial para o Natal, com palestras, reflexões e ações religiosas das denominações parceiras do Programa de Assistência Religiosa (PAR). O PAR tem como missão garantir ao adolescente privado de liberdade, que desejar e segundo a sua crença, o acesso aos princípios fundamentais da religião que professa, ou daquela que pretende conhecer, promovendo e facilitando o desenvolvimento de sua fé.

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