Instalado no coro da principal igreja de Avaré, o órgão de tubos, instrumento musical tradicional, recentemente restaurado, será reativado neste sábado, 21, na missa das 19 horas, no Santuário de Nossa Senhora das Dores.
“Como nos ensina o Concílio Vaticano II, temos de ter grande apreço por esse instrumento, cujo som é capaz de dar às nossas cerimônias um esplendor extraordinário e elevar poderosamente o espírito para Deus”, afirmou o padre Bruno Oliveira, que apoiou a iniciativa, pois há mais de 50 anos o órgão não é tocado.
A restauração teve o custo de R$ 37,5 mil e foi feita pelo especialista Edmundo Lins, filho do construtor do órgão, que conserva a oficina do pai em Indaiatuba. De acordo com o cronista, historiador e pesquisador Gesiel Júnior, autor de mais de cinquenta títulos, entre biografias e ensaios sobre a memória paulista, esse belo instrumento é obra do alemão Henrique Lins (1906-1985). “Construtor de 30 órgãos para igrejas no Brasil, dentre os quais o de Avaré, o daqui foi adquirido em 1943 pelo monsenhor Celso Ferreira”, revelou.