CULTURA
Palestra de Gesiel Júnior encerra mostra sobre Djanira no Rio de Janeiro
Convidado, biógrafo da avareense expôs ao público aspectos da carreira e a origem humilde da pintora
Da Redação
“Djanira Pintora Descalça” é o título da mostra patrocinada pela Caixa Econômica Federal e encerrada no último sábado, 19, no Rio de Janeiro, com a palestra do pesquisador Gesiel Júnior, biógrafo da artista avareense, cujo centenário é comemorado este ano.
Convidado, o pesquisador esteve na Caixa Cultural e falou sobre a carreira da pintora de origem humilde que foi costureira e dona de pensão antes de se tornar um dos maiores nomes da arte brasileira no século 20.
“Maravilhoso o bate papo com o Gesiel, pois ele faz um belo e continuado trabalho sobre a nossa querida e admirável Djanira”, afirmou o violonista pernambucano Caio Cezar Sitônio. A palestra também agradou a museóloga carioca Teresa De Biase que diz ter passado “momentos ótimos recordando e aprendendo sobre Djanira com o seu abalizado biógrafo”.
PARCERIA – Organizada pela OIYA Projetos Culturais, a exposição também será realizada em Salvador (Bahia), na Caixa Cultural, entre 29 de julho e 28 de setembro.
“Desta vez Avaré estará presente através de algumas peças do Memorial Djanira já cedidas por empréstimo. Nossa gratidão ao secretário Gilson Câmara e ao valioso apoio do Gesiel, apaixonado pela arte dessa grande pintora”, destacou Roberta Martinho, produtora do evento.
Na capital baiana as obras do acervo avareense ficarão em ala especial para divulgar a terra natal da artista. Depois da mostra serão ofertadas ao Memorial fotografias em acrílico e cópias do documentário “Djanira Pintora Descalça”.
DOCUMENTÁRIO – Em parceria com a OIYA, o StudioIntro preparou o filme para as mostras do Rio e de Salvador. Sua exibição em Avaré fará parte da programação do aniversário da cidade.
Dirigido por José Sampaio, o documentário de 20 minutos traz imagens da cidade e do Memorial Djanira. A fotografia é de Leonardo Virno e a trilha original de Marcelo Frota, o Momo.