Secretaria de Assistência Social promove campanha “Não dê esmola, dê informação”
Da Redação
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) deu início no último dia 18, à campanha “Não dê esmola, dê informação”. Coordenada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a ação pretende contribuir com o resgate da cidadania e a mudança de vida de pessoas que vivem na rua em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa pretende conscientizar a população da importância de acionar os serviços do Semads ao invés de dar esmola. De acordo com a secretária Viviane Maria Alves Mendes, mesmo bem intencionada, a esmola acaba gerando um círculo vicioso. “Nosso objetivo é conscientizar a população para garantir que a retirada de pessoas da rua seja efetiva. Sabendo que vão ganhar esmolas, muitos acabam voltando para as ruas em pouco tempo”, ressalta.
A campanha deve abranger comércio local e estabelecimentos escolares e pretende contar com a ajuda da Associação Comercial e Industrial (Acia) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC) para ter uma abrangência ainda maior.
Para tanto estão sendo preparadas ações como a veiculação de folders, cartões informativos, faixas nas ruas e adesivos para os carros, além de mensagens veiculadas em carros de som.
Segundo Viviane, a maior expectativa é que ao invés de pagar um lanche, ou dar dinheiro, o munícipe passe a informar moradores de rua onde conseguir o atendimento adequado.
Para atender quem vive nas ruas de Avaré ou estão em situação de risco, o Semads conta com um convênio com o Conselho de Obras Sociais de Avaré (Cosa) que realiza a chamada “abordagem social” e encaminha pessoas em situação de rua para a Casa de Passagem/Abrigo Institucional, onde podem se alimentar, tomar banho e pernoitar.
De acordo com a pasta, existe no local ainda uma equipe preparada para realizar um acolhimento digno. Para colaborar com a campanha “Não dê esmola, dê informação” basta entrar em contato com o Cosa através do 3732-8229 ou com a Casa de Passagem pelo telefone 3731-1595.