AcontecendoCórrego Vila Nova estaria recebendo esgoto sem tratamento, afirma denúncia

A Comarca6 de agosto de 20144 min

Córrego Vila Nova estaria recebendo esgoto sem tratamento, afirma denúncia

Da Redação 

Esgoto Clandestino (1)

O Córrego Vila Nova, que corta o Jardim São Paulo, em Avaré, estaria recebendo esgoto sem tratamento através de ligações supostamente irregulares.

É o que afirma uma denúncia recebida pela Comarca. De acordo com a mensagem, residências estariam despejando dejetos diretamente no córrego ao invés de utilizar a rede de captação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A denúncia aponta ainda que, por conta disso, o esgoto corre a céu aberto e que moradores das imediações reclamam do mau cheiro e temem doenças.

A reportagem esteve no local na tarde de terça-feira, 29, e flagrou uma tubulação que desemboca diretamente no Córrego Vila Nova num terreno baldio.

O suposto despejo de esgoto não seria o único problema. Residentes ouvidos pela Comarca afirmaram que o córrego não é canalizado naquele ponto e estaria sofrendo com o assoreamento causado pelo acúmulo de entulho e lixo.

Por conta disso, eles dizem que a água da chuva e esgoto se acumulam em bancos de areia, exalando um odor desagradável.

O instalador Diogo Silva, que trabalha num estabelecimento localizado nos arredores, confirma que o mau cheiro é comum.

OUTRO LADO – Em entrevista à Comarca, o encarregado de operações da Sabesp, Renato de Meira, afirmou que as ligações não são clandestinas.

Segundo Meira, o descarte irregular de entulho no terreno danificou o sistema de captação de esgoto que passa pelo local, o que teria causado o vazamento. “A movimentação de veículos de origem desconhecida responsável pelo despejo rompeu o ramal pelo qual é feito a coleta daquelas residências”, afirmou. O encarregado relatou ainda que o problema foi identificado pela Sabesp e solucionado na manhã de quinta-feira, 31.

CRIME AMBIENTAL – O despejo irregular de esgoto é considerado crime ambiental de acordo com a Lei Federal Nº 9605/98.

O artigo 54 prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *