Mãe afirma não conseguir vaga para filhos em unidades escolares de Avaré
Da Redação
A Comarca conseguiu entrar em contato com a família citada pelo vereador Denilson Ziroldo (PSC) durante a sessão do dia 25. De acordo com o vereador, durante uma visita à Vila Esperança, ele encontrou uma mãe que alega não conseguir vagas em escolas para seus dois filhos.
Entrevistada pela reportagem, Vanessa Cristina Pereira Lucindo, de 23 anos, confirmou o fato. De acordo com ela, desde março deste ano está aguardando vagas em escolas municipais para os filhos Michael Henrique e Michaelly Victória, de 5 e 4 anos respectivamente. Além disso, a jovem afirma não conseguir vaga em creche para o filho caçula, de 11 meses, que está na fila de espera.
Vanessa Cristina afirma que já teria procurado até o Conselho Tutelar para garantir vagas aos filhos. No entanto, nem assim teria conseguido.
A mãe afirma que no primeiro semestre conseguiu garantir vaga para o filho na Escola Orlando Cortez (Vila Operária) e outra para a filha na Escola Adalgisa Pereira Ward (Vila Jardim), o que não solucionou o problema. “O horário de entrada nas escolas é o mesmo. Como é que vou levar um e depois o outro?”, indaga.
EMPREGO – A jovem afirma ainda que precisa colocar os filhos na escola para conseguir um emprego com carteira assinada. “Hoje, como não tenho com quem deixar, eu vou pegar reciclagem e levo eles comigo”, destacou.
Questionada pela Comarca, a Prefeitura destacou que a criança de quatro anos estaria matriculada na EMEB Suleide Maria do Amaral Bueno no período da tarde, enquanto a de 5 anos estaria na EMEB Maria Tereza de Oliveira Picalho no período da manhã, porém a mãe não teria aceitado.
A nota diz ainda que “diante do exposto, hoje (29 de agosto) conseguimos disponibilizar vaga para ambos no CEI Adalgisa de Almeida Ward. Portanto, solicitamos que a mãe procure a creche para efetuar a matrícula. Quando não conseguimos disponibilizar vagas próximas à residência, oferecemos transporte escolar”, finaliza.