Moradores denunciam vazamento de esgoto no Lago Bertha Bannwart
Da Redação
Na sexta-feira, 10 de outubro, um morador publicou em uma rede social fotos de um suposto vazamento de esgoto na estação elevatória da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) localizada ao lado do Lago Bertha Bannwart, o que estaria contaminando o açude.
Na publicação, o morador afirmou que o vazamento teria ocorrido durante todo o dia.
Na quinta-feira, 9, moradores já haviam denunciado ao jornal A Comarca outro vazamento de esgoto no mesmo local. A reportagem esteve no local e funcionários da Sabesp que faziam a manutenção negaram a informação. Eles disseram que um cano de água havia estourado, mas o reparo já estava sendo concluído.
A estação é responsável pelo bombeamento do esgoto no Bairro Brabância. Porém, vazamentos são frequentemente denunciados tanto às autoridades quanto à imprensa.
Em janeiro deste ano, um problema na elevatória despejou uma grande quantia de esgoto no lago, o que segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) causou a morte de centenas de peixes.
Em abril, dejetos voltaram a atingir o lago. Na época, a Cetesb afirmou que a Sabesp seria autuada e poderia ter que arcar com uma multa de até R$ 120 mil. No entanto, não foi possível encontrar informações posteriores sobre a suposta aplicação da pena.