Chuva piora situação de buracos em Avaré
Além dos problemas com o clima, pavimentação urbana da cidade também é prejudicada pelos maus serviços da Sabesp, que abre buracos e depois demora para realizar os consertos
Da Redação
As chuvas registradas nas últimas semanas intensificaram um velho problema de infraestrutura: buracos em vias públicas de Avaré.
As causas estão relacionadas principalmente à falta de manutenção por parte da Prefeitura e à suposta baixa qualidade de “emendas” feitas no asfalto pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) após reparos em tubulações.
Problemas relacionados ao primeiro caso são verificados em praticamente toda a cidade. A Comarca flagrou vias danificadas na Vila Jardim e Vila Operária. Ruas de localidades como Vera Cruz e Avaré I também apresentam danos que já foram noticiadas pelo semanário.
A Sabesp também estaria contribuindo negativamente para o quadro. Segundo o relato de moradores, a empresa não vem prestando um serviço eficiente nos reparos efetuados na rede. Sem a vedação correta, as fendas tendem a abrir após períodos de chuvas e se transformam em novos buracos.
MULTA – A Comarca flagrou um exemplo na Rua Tenente Apiaí, no Bairro Alto. Após um possível reparo, as lajotas ficaram empilhadas na calçada. O buraco, com aproximadamente um metro de diâmetro, permanecia aberto.
Há 15 dias, um decreto assinado pelo prefeito Poio Novaes estabelece o prazo de 72 horas para que a Sabesp promova a substituição do asfalto removido. A norma se aplica a outras concessionárias de serviço público, como a CPFL.
Caso o prazo não seja obedecido, a empresa pode ser penalizada com multa de 50 UFMA (Unidade Fiscal do Município de Avaré, que hoje vale R$ 2,67) por metro linear de obra ou serviço em desacordo, entre outras sanções. A fiscalização cabe à Secretaria de Serviços.
Há casos, porém, que o reparo sequer foi efetuado. Na Rua Santa Bárbara, na Vila Jardim, uma fenda permanece aberta há mais de 15 dias, segundo moradores. A tubulação de esgoto cedeu e a Sabesp apenas colocou um cavalete com o intuito de advertir o condutor. Quando chove, o esgoto transborda e corre pelas ruas da localidade.
Caso semelhante acontece na Vila Operária, onde o esgoto corre a céu aberto na Rua Francisco Medaglia. Perto dali fica a Escola Municipal Orlando Cortez.
CRATERA – Por causa das chuvas, piorou bastante a situação da cratera na Avenida Gilberto Filgueiras, uma das principais vias da cidade.
O problema vem se arrastando desde 2010 e voltou a ameaçar um sentido da pista na última semana. A Prefeitura tem feito uma manutenção provisória no terreno situado entre a avenida e a Rodovia João Mellão (SP-255) com o objetivo de amenizar a erosão. No entanto, o buraco volta a afetar o leito carroçável em períodos de maior incidência pluviométrica.
Em janeiro, a Prefeitura firmou parceria com as empresas Inroda Desenvolvimento Urbano S/A, com sede em Avaré, e Guepardo Desenvolvimento Urbano Ltda, sediada em São Paulo.
As companhias ficarão responsáveis pela execução da obra de construção parcial de um sistema de drenagem de águas pluviais na avenida marginal da SP-255 até o ribeirão lajeado.
À Prefeitura, caberá disponibilizar o espaço público para a execução da obra de drenagem de águas pluviais, aprovar o projeto básico, designar servidor para acompanhamento e fiscalização da execução da obra, entre outras atribuições.
A municipalidade não informou prazos e nem a previsão de início das obras.
OUTRO LADO – O secretário de Serviços, Ricardo Aurani, afirmou à Comarca que uma operação tapa-buracos está em andamento. No entanto, o serviço vem sendo interrompido por conta das chuvas.
“Estamos rodando com sete toneladas de massa asfáltica diariamente. Se não fosse a chuva, conseguiríamos reformar a pavimentação de toda a cidade em um mês. No entanto, temos que aguardar o período chuvoso”.
Aurani apontou ainda que a pasta notificou a Sabesp por descumprir o prazo de 72 para a substituição do asfalto removido em um reparo realizado no cruzamento das ruas Pará e Santa Catariana. Outras 20 notificações devem ser expedidas nos próximos dias.