Centro de Saúde está sucateado e em situação precária, diz secretária
Da Redação
Em entrevista à Comarca, a secretária da Saúde, Vanda Nassif, confirmou a advertência recebida pela Vigilância Sanitária Estadual. Ela revelou que o fato teria ocorrido devido a problemas estruturais, como salas pequenas com paredes descascadas ou com rachaduras, banheiros em má conservação e, principalmente, a falta de acessibilidade, além de vazamentos e mobiliários quebrados. Vanda confirmou que o prédio necessita de melhorias porque está sucateado e em situação precária.
Nassif afirmou que o imóvel onde está o Centro de Saúde pertence ao Estado de São Paulo e está apenas cedido ao município. “Um projeto está sendo realizado para que o prédio seja reformado. Já conseguimos uma verba do Banco Internacional do Desenvolvimento (BID) para que o local seja totalmente reformado e adequado”, destacou. “Vamos também melhorar o Centro de Excelência em Odontologia (CEO), que será melhor estruturado, até mesmo com uma entrada própria”, adiantou.
Apesar da liberação, as melhorias somente deverão ser feitas em 2016. “Conseguimos a liberação da verba. Neste ano será elaborado o projeto e em 2016 a reforma e as adequações serão realizadas”, disse. A reforma será de responsabilidade do Estado.
MELHORIAS – Com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas na unidade, a secretária revelou está transferindo alguns departamentos do local, como o setor de ambulância que já está funcionando no prédio do antigo Water Park. Ela disse ainda que os setores da Vigilância Epidemiológica e de Sorologia serão transferidos para o antigo prédio do NGA, que fica na Brabância.
“Além disso, também estamos concluindo a ampliação da unidade de Saúde da Vila Jardim e isso vai gerar uma diminuição no fluxo do Centro de Saúde que hoje é muito grande. Peço a compreensão da população, já que estamos realizando as melhorias para que os munícipes tenham um melhor atendimento”, finalizou a secretária.