Professores em greve promovem manifestação no centro de Avaré
Da Redação
Professores da rede estadual de ensino promoveram um protesto no centro de Avaré na manhã de quinta-feira, 26.
A categoria está em greve em todo o estado desde o dia 13 de março. Com cartazes e apitos, os manifestantes percorreram ruas centrais reivindicando melhorias salariais e gritando palavras de ordem contra o governador Geraldo Alckmin. Para os docentes, as políticas públicas adotadas nas últimas duas décadas pelo governo estadual vêm causando o sucateamento do ensino público.
Durante o trajeto, os professores pediram a compreensão de pais e moradores. Alunos de unidades paralisadas aderiram ao movimento em apoio aos docentes.
O ato pacífico, que segundo a Polícia Militar reuniu cerca de 100 pessoas, foi encerrado na Diretoria de Ensino, onde os professores protocolaram um documento com as reivindicações da categoria. Segundo o panfleto distribuído ao público, a classe reivindica aumento de 75,33%.
A manifestação foi coordenada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). “Nós pedimos o fim do fechamento de classes e o resgate da dignidade através da melhoria salarial. A situação da classe vem se deteriorando nos últimos 20 anos. Essa manifestação também é uma forma de chamar a atenção da imprensa, que tem negligenciado a paralisação”, afirma a conselheira Abigail Rodrigues em entrevista à Comarca.
Sílvio Paulino, que também integra o conselho da Apeoesp, critica a interrupção de projetos implantados pela gestão PSDB, o que segundo ele prejudica o ensino, e a não disposição do governador Geraldo Alckmin em negociar com a categoria.
Uma assembleia será realizada na sexta-feira, 27, em São Paulo para decidir os rumos da greve.