Circulação
Avaré, Arandu,
Águas de Santa Bárbara,
Cerqueira César,
Iaras, Itaí, Manduri,
Paranapanema,
Piraju e Óleo
Logo-Jornal a Comarca

28

Assinatura-Jornal a Comarca
Logo-Jornal a Comarca

Hoje é quarta-feira , 17 de outubro de 2018 - Avaré - SP

relogio

Amor de Quatro Patas alerta para casos de Cinomose e Parvovirose em cães

Da Redação

Avaré registrou em menos de uma semana 14 casos de cães com Cinomose e Parvovirose, doenças que podem deixar sequelas e causar a morte de cães. De acordo com a voluntária da Ong Amor de Quatro Patas, Gi Soares, veterinários alertam a importância de manter os animais vacinados para preservar a saúde e evitar as patologias.

CINOMOSE – A Cinomose é uma doença contagiosa, transmitida pela inalação do vírus, como em caso de gripe nos humanos. O animal pode ser contaminado caso sinta o cheiro de fezes ou da urina de cães doentes.

Dentre os sintomas da patologia está à febre alta, vômitos, diarréia, convulsões, falta de coordenação para movimentos, paralisias e dificuldade para caminhar em linha reta. A doença pode ser curada, mas o cão corre o risco de apresentar sequelas.

PARVOVIROSE – Sintomas semelhantes ao da Cinomose, a Parvovirose pode resultar também no comportamento depressivo do animal. A patologia é tratada com sais minerais, vitaminas e glicose, via oral ou intravenosa, sendo recomendada a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na maioria dos casos.

PREVENÇÃO – É indicado evitar manter os animais próximos a cães doentes e em ambientes sujos. Além de investir na limpeza do espaço é necessário levar os animais ao veterinário para que todas as doses de vacina sejam aplicadas corretamente. A primeira dose deve ser dada ao filhote por volta da 6ª semana de vida (45 dias). As outras duas devem ser aplicadas no espaço de três semanas cada, ou conforme a recomendação do veterinário. A quarta dose é considerada opcional, porém não menos importante, para garantir uma maior proteção.

Além da Cinomose e da Parvovirose, essas vacinas também protegem contra várias outras doenças que podem atacar seu pet, tais como Hepatite, Adenovírus, Parainfluenza, Coronavirose e Leptospirose. (Com informações do LaboVet)

 

03 ago 18
Voltar
Edição
Cadernão
Jornal A Comarca
Quer Falar com o Jornal A Comarca?

Endereço: Avenida Gilberto Filgueiras, 1402 - Avaré - SP
Cep: 18706-240

e-mail:
redacao@jornalacomarca.com.br
j.acomarca@terra.com.br
comercial@jornalacomarca.com.br

Telefones do Jornal A Comarca (14) 3733-2023 / 3733-2633

Desenvolvido por: Junqui Net