Amvapa deve assumir gerência do Samu em 90 dias
Da Redação
O consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa) deve assumir em 90 dias a gerência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cuja central fica em Avaré.
A informação foi confirmada à Comarca pelo presidente da entidade, Miderson Zanello Milleo.
A opção é vista como uma alternativa para sanar problemas logísticos do serviço, entre eles a falta de médicos. “O processo está bastante adiantado, foi deliberado em assembleia e já consta em ata da Amvapa. Um concurso está em andamento para o preenchimento de vagas. Após o trâmite e a convocação dos candidatos, que deve durar 90 dias, a Amvapa assume”, revelou o presidente.
De acordo com Milleo, a Amvapa terá condições de padronizar o funcionamento do Samu. “Cada cidade que pertence à central tem um salário, um regime de contratação. Agora nós poderemos uniformizar esses pontos e garantir mais eficiência ao serviço”, analisa.
A central situada em Avaré responde por 15 cidades da região, área que abrange aproximadamente R$ 284 mil habitantes. Toda chamada para o 192 é recepcionada na unidade local, que distribui o atendimento das ocorrências.
No entanto, conforme a Comarca revelou com exclusividade em novembro de 2013, o descumprimento a um convênio firmado entre municípios estaria prejudicando o funcionamento do Samu.
Na ocasião, a reportagem levantou que Taguaí, Fartura, Coronel Macedo, Itaporanga e Cerqueira César – cidades da área de abrangência da central que deveriam disponibilizar um médico cada para o Samu segundo o acordo estabelecido – não respeitavam o tratado. As cidades que estariam descumprindo o contrato atualmente são Fartura, Cerqueira César, Taquarituba, Itaí e Itaporanga de acordo com um levantamento atualizado feito pela reportagem.
A delegação da gestão do Samu à Amvapa era uma da bandeira do então secretário de Saúde Miguel Chibani. Na época, Chibani afirmou à Comarca que delegar a gestão do Samu era a saída, “já que Avaré não pode obrigar os municípios a cumprir o acordo”.
Por outro lado, o consórcio teria condições de oferecer melhores salários a médicos. A baixa remuneração é apontada pela categoria como o principal motivo pela baixa adesão em concursos públicos para ocupar vagas no serviço.
AMVAPA – Hoje a Amvapa conta com 17 municípios, com uma população de 305.799 habitantes, e uma área de 9.409,34 km2, que são Avaré, Angatuba, Barão de Antonina, Coronel Macedo, Fartura, Iaras, Itaberá, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Piraju, Riversul, Sarutaiá, Taguai, Taquarituba e Tejupá.