AcontecendoAnúncio do fim da coleta de lixo aos finais de semana divide avareenses

A Comarca15 de agosto de 20167 min

Anúncio do fim da coleta de lixo aos finais de semana divide avareenses

Capa coleta de lixo

 

Além de contrários e favoráveis à proposta, parte da população defende que material seja recolhido em dias alternados

 

Da Redação

 

Um levantamento feito pela Comarca sugere que os avareenses estão divididos em relação à realização da coleta de lixo apenas de segunda à sexta-feira, exceto em bairros do centro.

A mudança anunciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente deve entrar em vigor em setembro. O motivo alegado pelo município é a contenção de despesas.

Com isso, a coleta nos finais de semana será feita apenas em ruas do centro comercial, feiras livres (Rua Ceará e Avenida Paranapanema) e canteiros de avenidas. Já em bairros fora do eixo central, o serviço retoma no início de cada semana.

Segundo a municipalidade, a prática é adotada em outras cidades. O anúncio antecipado da alteração permitirá que a população se adapte à nova condição.

De acordo o apurado pela reportagem, porém, os avareenses estão divididos em três cenários: favoráveis à proposta, contrários e partidários da coleta em dias alternados.

A munícipe Ellen Lobo está situada no primeiro grupo. Segundo ela, a coleta deveria ser como na maioria das cidades: de segunda à sexta-feira. A opinião é compartilhada ainda por Karlos Rodrigues e Celinha Funari. O munícipe Charles Piagentini também disse concordar com a mudança, desde que os coletores não fiquem sobrecarregados na segunda-feira.

Já o munícipe Marcelo Lacerda Junior integra o grupo que discorda da medida. “Não acho certo, pois os impostos são pagos iguais, tanto quem mora no centro e nos bairros. Como não são todos que têm boa educação, fica difícil uns pagar pelos outros”, justificou.

Carlos Rodrigues Filho também alegou a questão cultural para justificar sua posição. “Infelizmente, a população não tem educação para aguentar dois dias sem coleta. Quando chegar a segunda, está tudo jogado em ruas, terrenos e praças”, ressaltou.

TERCEIRA VIA – Uma terceira ala defendeu a realização da coleta em dias alternados, o que nem chegou a ser proposto pela Prefeitura de Avaré.

“Na maioria das cidades a coleta ocorre em dias alternados”, lembrou o internauta Sebastião Cruz, posição defendida ainda por Dalva Yamada e Ellen Lobo.

Para a internauta Nancy Souza, a possibilidade favoreceria ainda a adesão da população à reciclagem. “Diminui muito o volume além de ajudar o planeta”, analisou.

RECLAMAÇÕES – O questionamento feito pela Comarca também deu margem para reclamações em relação à coleta de lixo feita atualmente. “Na Rua Arandu, a coleta é falha durante a semana, o que dirá nos finais de semana. Mas os impostos não falham nunca”, reclamou Patrícia Siqueira Rui.

CÂMARA – O anúncio foi bem acolhida por integrantes da base de apoio ao prefeito Poio Novaes.

Para a vereadora Rosângela Paulucci, que afirmou já ter sugerido a alteração ao chefe do Executivo, a reorganização trará uma mudança educacional. “Não coloque suas sacolas, não as deixem no chão. Segunda-feira o lixeiro vai passar e tudo será resolvido como acontece em todas as cidades. Eu elogio essa atitude e que nós, avareenses, nos acostumemos a isso. Porque eu espero que o próximo prefeito cuide bem das situações relacionadas ao meio ambiente e que a população também faça sua parte, que me desculpe, deixa a desejar”, afirmou na sessão ordinária de segunda-feira, 8 de agosto.

O petista Ernesto Albuquerque também falou sobre a necessidade de modernização na coleta de lixo, uma vez que considera a captação diária como cara e desnecessária.

Para o vereador, a município deve ainda aproveitar o momento para incrementar a coleta seletiva. “Temos dois prefeituráveis aqui (referência aos candidatos Marcelo Ortega e Denilson Ziroldo): que pensem a coleta de lixo, especialmente a seletiva nos próximos quatro anos”, disse.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *