Após cortar árvores por engano, Prefeitura é contestada pelo Comdema
Da Redação
Duas árvores existentes na Rua Ceará foram cortadas por engano pela Prefeitura de Avaré no domingo, 1º de maio.
De acordo com o apurado pela Comarca, a supressão das acácias foi solicitada pela Secretaria da Cultura e autorizada pela Secretaria do Meio Ambiente. Ambas ficam próximas à obra do Complexo Cultural Esther Pires Novaes.
Segundo o informado, um dos exemplares estava comprometido em razão de uma doença. Já o outro estaria danificando a calçadas. No entanto, servidores da Secretaria de Serviços fizeram o corte de duas plantas em boas condições biológicas que ficavam no mesmo quarteirão.
Já na quarta-feira, 4 de maio, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) enviou um ofício à pasta que emitiu a autorização questionando os motivos e solicitando eventuais providências.
REPOSIÇÃO – Questionado pela reportagem, o presidente José Geraldo Dias Barreto afirmou que aguarda resposta oficial da Secretaria do Meio Ambiente, mas não descartou a possibilidade de ingressar com denúncia junto ao Ministério Público.
Já o secretário Cláudio Hayashi afirmou que qualquer eventual punição de servidores será decidida pela Secretaria da Administração.
O gestor adiantou, porém, que a municipalidade terá que fazer a reposição de mudas. Embora considere o erro um caso isolado, Hayashi disse ainda que a pasta irá adotar um sistema de demarcação com o objetivo de evitar futuros erros.
DÚVIDAS – Interlocutores ouvidos pela Comarca, porém, contestam a tese oficial. Para eles, o “erro” teve o objetivo de “limpar” definitivamente a calçada, já que as árvores que restaram serão suprimidas em breve, uma vez que a autorização para o corte já foi emitida.