AcontecendoApós passar por restauração, vitral artístico é recolocado na fachada da Matriz de Avaré

A Comarca11 de fevereiro de 20144 min

Após passar por restauração, vitral artístico é recolocado na fachada da Matriz de Avaré

Da Redação

Cópia de Restauro

Depois de passar por um processo de restauração que durou dois meses, o vitral artístico da fachada do Santuário Nossa Senhora das Dores de Avaré foi recolocado na tarde de terça-feira, 4 de fevereiro.

Intitulada Ave Gratia Plena, a peça foi produzida na década de 50 e nunca havia passado por revitalização.

A restauração, que custou R$ 16 mil, é um processo minucioso. É o que explica Fábio Fonseca, proprietário da Oficina Westminster, empresa especializada no ramo.

“O vitral estava danificado e faltavam elementos. Com base em fotografias antigas, reconstituímos fielmente os detalhes, inclusive as variações de tonalidade”, revela.

Concluída a seleção, os elementos são agrupados com chumbo. Segundo Fonseca, a técnica é a mesma usada na Idade Média.

“São mil anos de história. A principal referência do setor, guardadas as devidas atualizações por conta dos avanços tecnológicos, ainda vem daquela época”, aponta.

Cópia de capa Restauro (2)

A Comarca acompanhou o processo de recolocação do vitral. Com a ajuda de um andaime, um funcionário da empresa retirou os vidros que foram colocados provisoriamente na estrutura de ferro onde antes estavam afixadas as peças originais.

Depois de instaladas separadamente as dezenas de partes que formam a obra, o núcleo circular – chamado de rosácea – foi acoplado, formando o conjunto.

Em seguida, vidros comuns foram afixados externamente sobre as partes revitalizadas.

“Embora o vitral seja resistente ao tempo, o vidro comum, por ser liso, evita o acúmulo de sujeira, além de facilitar o processo de limpeza”, explica Fonseca.

Padre Tarcísio, pároco do Santuário Nossa Senhora das Dores, afirma que outros vitrais deverão passar pelo mesmo processo.

“Esses adornos fazem parte do patrimônio histórico e arquitetônico não só da Matriz, mas da cidade. No entanto, por ser um processo custoso, vamos fazer os reparos aos poucos”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *