A Associação Renascer Ferroviário (ARF) de Avaré, atualmente presidida pelo músico e luthier Kleber Silveira, conquistou junto à Rumo Malha Sul S.A., com sede em Curitiba, a concessão para explorar 111 km de malha ferroviária, no trecho compreendido entre Rubião Júnior e Manduri.
Com o contrato já assinado, a Associação, constituída para a defesa da preservação do patrimônio ferroviário, poderá adotar todas as ações pertinentes à execução do projeto de exploração do trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, de acordo com os preceitos legais de patrimônio histórico, promovendo a restauração e recuperação e futuro uso do trecho a ser explorado, além de evitar invasões.
A ideia inicial da Associação, que conta com uma diretoria composta por dez integrantes, de acordo com o presidente Kleber Silveira, é implantar um trem turístico, com viagens diárias partindo de Rubião Júnior, passando por Itatinga, Avaré, Cerqueira César até Manduri.
Kleber informou com exclusividade ao jornal A Comarca que a diretoria pretende conseguir uma locomotiva junto de outra Associação, que fica em Botucatu. “Os carros de passageiros nós já conseguimos. Acreditamos que dentro de um ano conseguiremos implantar o trem turístico”, destacou.
Para o projeto, a Associação iniciará um processo de negociação com as prefeituras das cidades envolvidas para que promovam a reforma das estações existentes para embarque e desembarque de passageiros.
A diretoria da ARF é composta ainda por João Hermínio Javaro (vice-presidente), Priscila Amici (1ª secretária), Vera Lúcia Takeda Clemente (2ª secretária), Vilma Zanluchi (1ª tesoureira), Francisco f. Pinto Neto (2º tesoureiro), Orestes Henrique Taballi (1º diretor de patrimônio), José Geraldo Dias Barreto (2º diretor de patrimônio), Miguel Noronha (conselho fiscal – titular), Marcelo Bannwart (conselho fiscal – titular), Cláudio Athanasio (conselho fiscal – titular), Cláudio R. Cabral de Oliveira (conselho fiscal – suplente), Caio Roberto Gergely Silva (conselho fiscal – suplente), Carlo Forlini (conselho fiscal – suplente) e Cláudio Luiz V. Paulucci (jurídico).
Diretoria da Associação Renascer Ferroviário de Avaré durante reunião no Centro Cultural Esther Pires Novaes