Atleta de Itaí conquista 4 medalhas em campeonato esportivo na Itália
Portador de Síndrome de Down, Iriã Gomes se destacou na modalidade Atletismo e representou o país na competição
Da Redação
O jovem Iriã Gomes, 25, foi recebido com festa em Itaí graças a uma conquista inédita. Na sexta-feira, 22, Iriã desembarcou em sua cidade natal carregando no peito 4 medalhas que ele faturou no Campeonato “Trisome Games”, promovido na Itália.
Portador de Síndrome de Down, desde os 13 anos Iriã treina na modalidade de atletismo e há 4 anos é campeão brasileiro em sua categoria. Devido a esse título, o jovem foi convocado pela seleção brasileira para representar o Brasil na competição italiana.
O garoto embarcou rumo à Europa no dia 14 de julho junto com sua treinadora Rosimar Pahan. “Eu conheço o Iriã há mais de 12 anos e, a cada dia, ele me surpreende. Agora ele superou todas as expectativas, o que resultou nesse excelente resultado”, comemorou.
Doraci Gomes, mãe de Iriã, contou à Comarca que o filho sempre foi envolvido com esportes, mas que ela não imaginava que ele fosse chegar tão longe. “Minha ficha só caiu quando eu fui tirar o passaporte. Um dia antes da viagem eu fiquei muito preocupada, chorei muito por deixar meu filho viajar para outro país, mas no fundo eu sabia que isso faria ele feliz”, revelou.
A intuição de mãe de Doraci não falhou. A certeza veio durante a despedida no aeroporto. “Ele me abraçou e disse que estava feliz, que agora não faltava mais nada”, conta, emocionada.
O campeonato que Iriã participou na Itália está em sua primeira edição e contou com mil competidores de 36 países que disputaram em 9 modalidades. O principal objetivo do torneio é desconstruir preconceitos e, por meio do esporte, estimular a inclusão de pessoas com Síndrome de Down.
DESAFIOS – Doraci relembra os desafios que enfrentou para que o filho alcançasse seu sonho. “Quando ele nasceu, precisei de acompanhamento psicológico para entender como ele ia ser, compreender as diferenças que ele tinha”.
O menino foi criado em meio a muita atenção e carinho, e chegou a frequentar a Apae de Avaré por alguns anos, complementando seu atendimento. Doraci conta ainda que embora ele precisasse de cuidado especial, ela criou Iriã com o mesmo amor destinado aos outros quatro filhos.
PRECONCEITO – A mãe do atleta relembra que sofreu muito preconceito e que derramou muitas lágrimas por isso. “Só quem é mãe sabe o quanto é difícil ver as pessoas comentando do seu filho na rua. Mas eu não desisti, eu queria que meu filho tivesse as mesmas chances de uma pessoa normal, e hoje ele está sendo reconhecido”, complementou.
Alegria, emoção e orgulho são os sentimentos que demonstram o momento que Iriã e sua família estão vivendo. “Independente de medalha, o meu filho realizou o sonho dele e pra mim ele já é um campeão”, finaliza Doraci.