A cidade de Avaré é uma das concorrentes no prêmio Top Destinos Turísticos 2019, uma iniciativa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB e do SKAL Internacional São Paulo.O objetivo da competição é identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo.
O prêmio é dividido em 16 categorias e Avaré está concorrendo na “Sol e Praia”, sendo a única cidade não litorânea ao lado de Ilha Comprida, Peruíbe, Praia Grande e São Sebastião.
Procurado pela reportagem do Jornal A Comarca, o secretário municipal Romualdo Fontes disse que a cidade de Avaré tinha como segunda opção a categoria turismo náutico, mas acabou optando pela Sol e Praia.
O evento tem a parceria da AMITESP – Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de SP, APRECESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de SP, São Paulo Convention&Visitors Bureau. A premiação está prevista para ocorrer no dia 22 de novembro.
Para ajudar na votação o internauta precisa acessar a página da Top Destinos Turísticos (votetop.com.br), escolher a categoria e votar na cidade participante. No caso de Avaré, o link direto para votação é o https://votetop.com.br/votar/solepraia
CONTROVÉRSIA – O fato de Avaré ser a única cidade não litorânea no páreo da Top Destinos Turísticos já configuraria uma desvantagem, embora a votação não esteja direcionada para esse fator por ser uma enquete digital e o seu resultado depende da participação de internautas, e não de críticos específicos.
Entretanto, há de se convir que a categoria na qual Avaré se enquadraria melhor seria a de turismo náutico. O que ocorre é que as constantes baixas nas águas da Represa Jurumirim têm afastado a prática de esportes e competições náuticas, como as que ocorriam de jet-ski e windsurfe. Mesmo assim, as centenas de quilômetros de belíssimas praias existentes às margens do Rio Paranapanema, muitas aptas para banhistas, valeriam sem dúvida um prêmio da Top Destinos Turísticos.