Circulação
Avaré, Arandu,
Águas de Santa Bárbara,
Cerqueira César,
Iaras, Itaí, Manduri,
Paranapanema,
Piraju e Óleo
Logo-Jornal a Comarca

28

Assinatura-Jornal a Comarca

Informações Sobre assinatura

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone para contato (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Digite o código para enviar sua mensagem.Obrigado
captcha

Logo-Jornal a Comarca

Hoje é terça-feira , 21 de agosto de 2018 - Avaré - SP

relogio

Avaré registrou 32 novos casos de sífilis no primeiro quadrimestre de 2018

Dados foram apresentados na audiência pública da saúde, realizada em maio

Da Redação

O vereador Ernesto Albuquerque chamou a atenção para o aumento de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como a sífilis e o vírus HIV, registrados durante os anos de 2017 e 2018 em Avaré. De acordo com o parlamentar, os dados foram apresentados durante Audiência Pública, realizada no dia 18 de maio, na Câmara Municipal.

O parlamentar mostrou indignação com o elevado número de casos de sífilis. “Neste ano foram mais de 32 casos novos da patologia, o assunto merece atenção”, declarou.

SÍFILIS – A sífilis é uma bactéria transmitida por contato sexual e ocasiona em lesões na pele, boca, nariz, problemas em órgãos internos, coração, nervos, ossos, dor de cabeça, náuseas, convulsões, dentre outros sintomas.

DADOS- Durante Audiência Pública da Saúde que contou com a presença de vereadores e servidores representantes da pasta, foram apresentados percentuais de casos de sífilis constatados no município, além de outras patologias. No terceiro quadrimestre de 2017, o número da patologia já havia dobrado em relação ao segundo quadrimestre, passando de 306 para 603 casos. Neste ano de 2018, foram registrados novos 32 casos de sífilis em Avaré, o que alerta a Secretaria da Saúde para a realização de uma campanha.  Ainda conforme os dados apresentados na Audiência Pública, Avaré registrou 6 novos casos de Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), 7 registros de sífilis em gestante e 46 casos de sífilis adquirida.

CAMPANHA – A chefe do ambulatório da Santa Casa, a infectologista Marta Brandi Carneiro alertou para a existência constante da campanha gratuita para detectar DSTs. Além dos exames serem realizados no ambulatório da Santa Casa, no final do ano é realizada uma ação em postos de saúde de diferentes bairros de Avaré, a fim de detectar a patologia. Ainda segundo a infectologia, o aumento de sífilis e casos de HIV vem sofrendo um crescente nacional, o que alerta a população referente ao uso de métodos preservativos durante a relação sexual.

CASOS – Em contato com o Ministério da Saúde, a reportagem foi informada que segundo dados do Boletim Epidemiológico de 2017, em 2016, o número total de casos notificados de sífilis adquirida no Brasil foi de 87.593. Em gestantes, no ano de 2016, a taxa de detecção da sífilis de 37.436 casos da doença. Com relação à sífilis congênita, em bebês, em 2016 foram notificados 20.474 casos da doença.

PENICILINA – Referente ao medicamento para tratar a sífilis, o Ministério da Saúde informa que tem estoque garantido de penicilina para atendimento aos pacientes do SUS, diagnosticados com sífilis em todo o país, até o segundo semestre de 2018. “É importante lembrar que, desde 2014, quando houve alerta para um possível desabastecimento de penicilina no mundo, o Ministério da Saúde monitorou a situação no país e passou a fazer a compra centralizada do produto para garantir o abastecimento contínuo nos estados brasileiros”- relatou a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.

 

 

08 jun 18
Voltar
Edições
Cadernão
Publicidade
Jornal A Comarca
Quer Falar com o Jornal A Comarca?

Endereço: Avenida Gilberto Filgueiras, 1402 - Avaré - SP
Cep: 18706-240

e-mail:
redacao@jornalacomarca.com.br
j.acomarca@terra.com.br
comercial@jornalacomarca.com.br

Telefones do Jornal A Comarca (14) 3733-2023 / 3733-2633

Desenvolvido por: Junqui Net