Baixo nível da Represa de Jurumirim motiva novas reportagens da Jovem Pan São Paulo
Da Redação
Uma série de reportagens da Jovem Pan FM da Capital está abordando a grave situação da Represa de Jurumirim, que enfrenta níveis históricos da redução das suas margens. A emissora paulistana já havia feito uma reportagem anterior, veiculada no início do ano sobre o tema, que contou com entrevistas do editor da Comarca Alexandre Taniguchi, o prefeito Jô Silvestre, o ex-prefeito Poio Novaes, entre outros.
A matéria, que foi ao ar no Jornal da Manhã e está disponível no Canal da emissora no Youtube, abordou os prejuízos causados aos municípios por causa do recuo das águas do manancial – um dos mais importantes do Estado, além de ser uma das poucas reservas de águas não poluídas da Região Sudeste.
As três reportagens, que foram ao ar na segunda, terça e quarta-feira, abordaram desde o impacto econômico causado pelo baixo nível das águas passando pelos prejuízos à rede hoteleira, às marinas, e também aos municípios, bem como ao turismo e à biodiversidade.
ENTREVISTADOS – Mais uma vez a Comarca colaborou com a emissora, através de Alexandre Taniguchi, que também fez apoio nas reportagens. Dessa vez a lista de personalidades da região ouvidas pela Jovem Pan foi maior: falaram sobre o assunto o empresário e advogado José Carlos Camargo, proprietário do Hotel Península, a professora e bióloga Lígia Corazza, da Faculdade Eduvale, o presidente da Câmara Barreto do Mercado, o empresário João Batista de Freitas, da Marina JF, além do guia de pesca Paulo Rogério, bem como o ex-prefeito Poio Novaes (que falou sobre o impacto sofrido pelos agricultores que têm propriedades na beira da Represa).
ESPECIALISTAS – As reportagens também tiveram depoimentos da professora de Turismo Mariana Aldrighi , da Universidade de São Paulo (USP) e de Antonio Carlos Zuffo, professor da Unicamp, que falou sobre o clima. O leitor pode conferir os vídeos no canal da Jovem Pan – Jornal da Manhã, no Youtube, ou então na página da Comarca no Facebook, que também os está publicando. Em Avaré, a Jovem Pan é transmitida sob o prefixo 102,1 FM.