O biólogo avareense Alex Aurani publicou na sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Grupo “Meio ambiente na região de Avaré-SP”, no Facebook, uma denúncia sobre o Parque Ecológico Professora Terezinha Teixeira de Freitas, localizado no Bairro do Camargo.
“Criado em 25 de abril de 2001 pelo então prefeito Wagner Bruno, por intermédio da Lei Ordinária nº 53/2001, este parque foi abandonado pelas gestões seguintes e vem sofrendo grave processo de erosão, criando grandes voçorocas e assoreando toda a cabeceira do córrego Água do Camargo, destruindo a mala ciliar e todo o ecossistema local, submetendo moradores ao risco de destruição de suas casas devido às voçorocas ou enchentes a jusante e prejudicando proprietários rurais também a jusante”, disse Aurani.
O Grupo “Meio ambiente na região de Avaré-SP” foi criado pelo biólogo no intuito de abordar temas relacionado ao meio ambiente, lembrando que questões físicas, legislativas e educacionais também fazem parte do meio ambiente e não apenas temas biológicos.
Aurani pede que os avareenses participem do grupo e que ajudem a cobrar dos vereadores uma solução para o caso. A postagem contém três imagens da Google Earth de 2004, 2017 e 2020, onde ele demarcou em vermelho as voçorocas e em amarelo o assoreamento para as pessoas notarem a evolução do desastre ambiental em Avaré.