O tempo conectado do brasileiro aumentou sensivelmente nesse momento de isolamento social. Segundo um estudo divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), esse crescimento ficou entre 40% e 50%, contando com uma alta ainda mais significativa referente a utilização de servidores no exterior.
No entanto, os especialistas na área alegam que não há perigo de colapso na rede no território nacional e a que infra-estrutura atual atende a demanda. Apesar disso, a Anatel estabeleceu um trabalho conjunto com prestadoras de serviço e operadoras visando a manutenção do acesso da população nesse período.
“As grandes prestadoras de telecomunicações providenciaram expansões de capacidade em suas redes para absorver a alta de demanda de tráfego. Os pequenos provedores e suas associações se empenharam em otimizar suas redes para esta situação”, disse a Anatel em nota oficial.
No entanto, as alterações provocadas pelo distanciamento social com mais pessoas fazendo o trabalho de casa e utilização mais recorrente da rede no tempo livre provocaram modificações também no padrão de consumo do país. Ou seja, o brasileiro ficou mais tempo conectado para trabalhar, se relacionar e se divertir com filmes, séries e jogos, como de slots, bingos e cassinos online, como o LeoVegas, por exemplo.
“Houve uma migração abrupta do tráfego de dados dos escritórios para as casas das pessoas, o que pode ter provocado problemas pontuais, mas sem causar instabilidade às redes, que continuam operando normalmente”, consta em comunicado oficial do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel celular e Pessoal (Sinditelebrasil).
E, vale pontuar que o brasileiro nunca jogou tanto como em 2020, conforme a Pesquisa Game Brasil. Ao todo, 73% dos brasileiros afirmaram que se divertem com jogos eletrônicos, um aumento de 7% em comparação a taxa de 2019.
No entanto, essa tendência de aderir aos jogos eletrônicos tanto para se distrair quanto para apostar não ficou restrita ao território nacional, de acordo com a reportagem recente do portal iGaming Brazil: “Mercado Global de Apostas Descobre Potencial e Investe nos eSports”.