Caminhada lembra luta contra exploração sexual no país
Da Redação
Alunos, professores e funcionários da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) participaram de uma caminhada pelas ruas de Avaré na segunda-feira, 18.
A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. A ação visa mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
De acordo com Camila Oliveira Cheche Souza, coordenadora do Creas, a comemoração é uma conquista que demarca a luta em defesa da infância e da adolescência no Brasil.
A proposta da equipe do Creas, que atua em sintonia com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, é assegurar que toda criança e adolescente tenha o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
HISTÓRIA – Esse é o 15º ano em que se comemora a data. O dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”, que era o nome da menina de apenas oito anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados: foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.