Com a queda das temperaturas, quando Avaré vem registrando mínimas de 6º graus, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) vem intensificando as ações junto as pessoas em situação de rua.
O órgão ressalta que o município conta com um serviço ininterrupto de acolhimento para pessoas em situação de rua, conhecido como Casa de Passagem (antigo Albergue Municipal).
O serviço de adesão voluntária disponibiliza ao usuário atenção técnica especializada composta por assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional, além de equipe especializada em abordagem social (SEAS).
Durante a permanência no espaço é ofertado pernoite, banho, roupas e calçados higienizados e alimentação (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia), bem como encaminhamentos para atendimento de saúde, atualização de documentação e direcionamento para cidade de origem. A Casa de Passagem fica no Largo Santa Cruz, nº 41.
ABORDAGEM – Além da Casa de Passagem, Avaré conta com o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). O SEAS realiza o monitoramento de pessoas que ocupam ruas e espaços públicos para oferta de passagens, encaminhamento para demais serviços tais como unidades de saúde, plantão policial, documentação (Poupatempo) e Casa de Passagem.
Durante o inverno, há a intensificação do serviço buscando a saída das pessoas das ruas para pernoite na Casa de Passagem, sendo a aceitação ao serviço de caráter espontâneo por parte do usuário.
O funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h aos sábados das 10h às 14h. O endereço é Rua Rio de Janeiro, nº 1032. A população pode colaborar, acionando as equipes caso flagre alguma pessoa em situação de rua, ligando para os telefones(14) 3732-6012, (14) 3732-5017 e (14) 98204-1266.