Casal de médicos cubanos abandona função em Avaré
Os cubanos Danae Santos Lorenzo e Miguel Munõz, que atuavam em Avaré por intermédio do Programa Mais Médicos, abandonaram as funções na rede pública de Saúde do município sem aviso. Eles também teriam deixado a cidade.
Os estrangeiros, que são casados, não comparecem ao serviço desde 17 de agosto. Segundo a Comarca apurou, o imóvel no qual o casal vivia está abandonado.
A informação foi confirmada pelo prefeito Poio Novaes. O desaparecimento estaria ligado à determinação da Organização Panamericana de Saúde (Opas), entidade que faz a intermediação entre os governos brasileiro e cubano, de não permitir que integrantes do programa tragam filhos ao país. Em março, o casal havia visitado Cuba e trazido a filha de quatro anos.
A Prefeitura informou o desaparecimento ao Ministério da Saúde na terça-feira, 18. De acordo com o prefeito, outros dois profissionais foram solicitados para ocupar as vagas deixadas pelos cubanos. Atualmente, oito profissionais do Programa Mais Médicos atuam na rede municipal de Saúde.