CASO BEATRIZ Leite fornecido pela Prefeitura é inadequado, afirma família
Da Redação
A família de uma criança de três anos que busca ajuda para conseguir o acesso a um leite especial (leia mais sobre o caso aqui) está indignada com a Secretaria de Saúde de Avaré, que teria disponibilizado na quinta-feira, 5 de novembro, 16 latas de leite apontadas como inadequadas para a menina.
Segundo Solange Souza, mãe de Beatriz, a Prefeitura alega que adquiriu um leito genérico do Fortinin, alimento que não traz, segundo ela, os ingredientes do leite original. “Não é a primeira vez que isso acontece. Eu já falei com a secretária Vanda Nassif várias vezes, mas parece que o que a gente fala não é levado a serio. A própria nutricionista do Centrinho de Bauru já me falou que as propriedades do genérico não são iguais ao Fortinin”, afirmou.
Ela disse ainda que o leite adquirido pelo município causa reações na criança. “Quando não temos o leite original, a gente acaba dando esse genérico para a Beatriz, mas a gente percebe uma alteração em seu organismo, as fezes saem mais ressecadas”, revelou.
Solange lembra ainda que a criança precisa ganhar peso até fevereiro, quando será avaliada por profissionais do Centrinho. Caso ela não ganhe peso, a cirurgia poderá ser adiada. “Outro problema é que esse leite não está fazendo ela ganhar peso. Atualmente, Beatriz está com 8 quilos e precisa atingir pelo menos 13 até fevereiro de 2016.
A criança nasceu com uma doença genética chamada fissura de palato e necessita do alimento rico em calorias. Além do leite Fortinin, o Nutrem Kids e Nutrem Júnior são indicados para a menina.
CAMPANHA – Após a Comarca levar ao conhecimento da população a dificuldade que a família vem enfrentando, dezenas de pessoas entraram em contato com a família para doar o leite especial.
A Polícia Militar (PM) também adotou a causa. A corporação solicita que os interessados em ajudar a criança devem levar as latas de leite à Rua Bahia, 100, ou na Rua Maneco Dionísio, 318, na Vila Martins II.
Interessados em obter mais informações ou doadores devem entrar em contato pelo telefone 3731-1898. Já o contato da família doação é o (14) 99848-7967.
Segundo informações da família, cerca de 50 latas de leite foram arrecadadas até o momento. “Quero agradecer muito à Comarca pela divulgação, à Polícia Militar que está realizando essa campanha para a Beatriz e também às pessoas que ligam oferecendo ajuda. Muito obrigado a todos”, diz Solange Souza.
OUTRO LADO – Questionada sobre o assunto, a Prefeitura de Avaré, por meio da Secretaria de Comunicação, destacou que “16 latas de leite foram entregues à mãe na quarta-feira (4)” e que “outra remessa já está sendo providenciada para que o problema não se repita”.
A municipalidade não comentou, porém, a alegação da família de que o nutriente fornecido não é o adequado para a criança.