Centro de Zoonoses faz alerta sobre posse responsável de animais
Da Redação
O Centro de Zoonoses de Avaré (CCZ), órgão administrado pela Associação Amor de Quatro Patas, vem alertando a população de Avaré e região sobre a posse responsável de animais.
A medida tem como objetivo conscientizar sobre as responsabilidades dos tutores e proprietários de animais, além de levar ao conhecimento público que a entidade não é o local adequado para que donos de cães e gatos busquem tratamento para seus animais.
De acordo com o CCZ, ao adquirir um animal, seja adotado ou comprado, é preciso lembrar, acima de tudo, que o filhote irá se tornar adulto e viverá por um período que pode variar de 10 a 15 anos. Assim, além dos gastos com alimentação, o dono tem que ter em mente que a manutenção do animal deve incluir gastos com vacinas e cuidados médicos veterinários.
Segundo o divulgado, a população não compreendeu ainda as responsabilidades do órgão, que só recolhe e presta atendimento a cães doentes que vivam nas ruas ou foram vítimas de maus-tratos.
Atualmente, o espaço conta com uma população de aproximadamente 150 cães e não possui estrutura física ou de pessoal para prestar atendimento a outros animais. Além disso, o CCZ não possui veículo próprio, o que impossibilita o resgate de animais. Todo transporte é feito por voluntários.
Para a diretoria do centro, é preciso deixar claro que o espaço não é um abrigo de animais.
O CCZ orienta proprietários de animais a procurarem a Casa da Lavoura, na Rua Santa Catarina, 1901, que oferece atendimento veterinário gratuito para cães e gatos, ou então clínicas particulares.
Além de cuidados veterinários, também faz parte da posse responsável evitar crias indesejadas por meio da castração dos animais. Em Avaré o número de animais abandonado nas ruas é considerado grande e os abrigos existentes na cidade não têm estrutura para recolher todos os animais.
De acordo com a diretoria, também é importante que a comunidade se una para ajudar a diminuir o número e animais nas ruas. Uma forma de ajudar é a posse comunitária, quando um grupo de vizinhos se une para cuidar de um cão ou gato que viva nas ruas do bairro.