DestaqueGeralCentros da Fundação CASA de Cerqueira e Iaras promovem ações sobre o Dia Internacional da Mulher

A Comarca10 de março de 20225 min

Os centros da Fundação CASA localizados nas cidades de Cerqueira César e Iaras realizaram, durante esta semana, uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 08 de março.

As atividades aconteceram tanto nos centros femininos como nos centros masculinos.  Um exemplo dessas atividades foi a semana temática realizada com as adolescentes em medida socioeducativa no CASA feminino de Cerqueira César.

Dentre as ações estiveram oficinas, palestras motivacionais, dinâmicas, leituras, confecção de desenhos e textos sobre a importância do Dia da Mulher, exposição de cartazes, produção de lembrancinhas para serem distribuídas no dia e rodas de conversa sobre as conquistas e desafios encontrados pelas mulheres ontem e hoje.

Além disso, as jovens também participaram de uma live com o arte-educador Antônio Marcos, que falou sobre personalidades femininas que revolucionaram o mundo, como a artista plástica Frida Khalo.

O educador também falou a questão da desigualdade racial e a dupla luta das mulheres negras, mencionando a história da cantora Elza Soares, que morreu recentemente, mas que, mesmo com mais de 90 anos, ainda continuava lutando pelo reconhecimento dos direitos femininos.

De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA, Andrea Quintiliano Ferreira, as atividades foram muito positivas. “As oficinas geraram um engajamento muito grande, pois conhecer as histórias de grandes mulheres ajuda na questão de motivação das adolescentes. E as oficinas, realizadas pela assistente social, Thais e pela agente educacional Marcia, também motivaram bastante as adolescentes”, concluiu.

Fundação CASA de Iaras – As servidoras lotadas no centro da Fundação CASA Rio Novo, localizado na cidade de Iaras, também receberam uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher.

Para isso, as psicólogas do centro, Mariana de Fátima Canassa da Silva Dezo e Nilce Geremias Araújo, promoveram uma roda de conversa temática, onde se discutiu a importância da figura feminina no espaço socioeducativo e sua representatividade na sociedade.

Durante a dinâmica, as servidoras participantes foram convidadas a resgatarem memórias que ficaram esquecidas no dia-a-dia e, de forma compartilhada, construíram juntas vivências do que é ser mulher.

Outro ponto debatido com o resgate dessas histórias individuais foi a questão do empoderamento feminino.

Ao final do evento, as participantes da roda de conversa receberam bombons como uma mensagem especial sobre o que é ser mulher.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *