Chuva rompe açude e deixa produtores rurais ilhados em Avaré
Da Redação
As fortes chuvas que abateram a região nos últimos dias causaram caos em diversas cidades da região e, em Avaré não foi diferente. A força das águas rompeu um açude, atingindo uma estrada rural e deixando os produtores Roberto Rowe e Roseli Aparecida Batista Rowe ilhados.
O fato ocorreu no dia 13 de janeiro, quarta-feira. A reportagem entrou em contato com Roseli, que afirmou que funcionários do setor responsável pelas estradas rurais da Prefeitura de Avaré vistoriaram o local e garantiram que já na quinta-feira, 14, o trabalho de recuperação da via seria iniciado.
A moradora disse ainda que, apesar do susto e da impossibilidade de escoar a produção, tanto ela, quanto o marido, estão bem. “Só estamos com medo de que não consigam resolver até segunda-feira, pois temos os legumes da merenda das creches para entregar”, comentou.
A reportagem também entrou em contato com o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Avaré, Gerson Cardoso “Fiuza”. Segundo eles, a estrada que dá acesso ao sítio estava em boas condições, no entanto, não resistiu ao rompimento do açude. “Foi muito forte. Arrastou muita coisa, parte da estrada, além de árvores. Entramos em contato com a Prefeitura, e eles se mostraram preocupados com a situação”, comentou.
MELHORIAS – Gerson ainda destacou que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural vem buscando parcerias para possibilitar melhorias reais para as estradas rurais. “Os governos, não de hoje, mas de muitos anos, nunca deram atenção suficiente às estradas. Nós sabemos da situação financeira de Avaré e, por isso, estamos buscando junto ao Governo do Estado, em parceria com municipal, meios para melhorar essas vias. “Nos unimos com pequenos, médios e grandes produtores e empresas, e em breve estaremos nos reunindo com o deputado Fernando Cury, para pedir recursos para asfaltar a AVR-070, uma das principais estradas rurais da cidade. Nossa intenção é lutar para melhorar todas as estradas”, ressaltou.
RECUPERAÇÃO – A Prefeitura foi questionada sobre quando os trabalhos de recuperação na estrada será iniciado, bem como a previsão de sua conclusão. Em nota, foi explicado que “segundo informações do chefe de serviços da Garagem Municipal, Oscar Ayres, dependendo das condições climáticas, o serviço para recuperação da área e liberação para veículos e pedestres começa nesta sexta-feira, 15”.