CulturaDestaqueCinquentenário do 1º Congresso de Histórias em Quadrinhos de Avaré é homenageado em SP

Tributo foi prestado durante a cerimônia de premiação do 36º Troféu HQMIX no dia 11 de dezembro no Teatro Raul Cortez
Reportagem22 de dezembro de 20244 min

Realizado em 1974, o Cinquentenário do 1º Congresso Universitário de Histórias em Quadrinhos de Avaré foi homenageado em evento realizado no dia 11 de dezembro no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, em São Paulo, com a apresentação de Serginho Groisman.

A homenagem ocorreu durante a premiação da 36ª edição do Troféu HQMIX, que reconhece a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas no Brasil.

Os vencedores receberam o troféu Muriel, inspirado na personagem da cartunista Laerte, que foi convidada a criar a arte do prêmio. O troféu simboliza a transição de gênero tanto da criadora quanto de sua personagem. A estatueta foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D.

CONGRESSO DE AVARÉ – O 1º Congresso Universitário de Histórias em Quadrinhos de Avaré foi realizado em 1974 na Fundação Regional Educacional de Avaré (FREA), organizado pela saudosa artista plástica avareense Nilva Calixto e marcou época e alcançou repercussão internacional.

Tanto que atraiu para a cidade, dentre outras celebridades, o grande quadrinista português Jaime Cortez (1926-1987), o cartunista Glauco Villas Boas (1957-2010) e até o norte-americano Will Eisner (1917-2005), criador de “The Spirit”, tido como uma das maiores influências no desenvolvimento do gênero de Histórias em Quadrinhos no mundo.

O evento contou também com a participação do mais famoso cartunista do país, Maurício de Souza, pai da “Turma da Mônica”, hoje com 89 anos.

Em “Maurício: a história que não está no gibi”, sua autobiografia lançada em 2017, o cartunista registra a sua passagem pelo congresso de HQ de Avaré.

Na cerimônia de premiação do 36º Troféu HQMIX, Avaré foi representada pelo caricaturista, chargista e artista plástico Sebastião Xavier de Lima, o Xavi, natural de Rubiácea, interior paulista, mas há muitos anos radicado em Avaré.

Maurício de Souza durante o Congresso de HQ de Avaré – Foto: José Reynaldo da Fonseca

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *