AcontecendoCom apenas cinco anos, João Victor chama atenção pelo amor à engenharia civil

A Comarca15 de maio de 20188 min

Com apenas cinco anos, João Victor chama atenção pelo amor à engenharia civil

Especial
Evelin Nunes e Fernando Silva

Desinibido e comunicativo, João Victor, de apenas 5 anos, despertou desde muito cedo o gosto pela engenharia civil. A variedade de brinquedos que possui, em sua maioria miniaturas de máquinas utilizadas na construção civil, e o uniforme confeccionado exatamente igual aos que são usados por funcionários de obras, chamou a atenção da reportagem da Comarca.

Caracterizado com capacete, botina e com ar de liderança, João Victor é conhecido como “mini-engenheiro”.   “Meu sonho é ser engenheiro de obras. Eu quero trabalhar com máquinas”, conta João Victor exibindo brilho nos olhos.

INTERESSE- A mãe e veterinária, Tatiane Bueno, relata que João despertou a atenção pelo serviço de engenharia durante as obras de duplicação da SP-255, em Avaré, (inaugurada em dezembro de 2017). “Nós passamos pela obra e eu percebi que ele ficou observando, fez perguntas e achou muito legal, principalmente o uniforme”. Tatiane ainda destaca que o gosto pela engenharia foi concretizado ainda mais com o início da obra do túnel da Rua Alagoas, já que ela e João Victor residem próximos. “Começou a obra aqui perto de casa e pronto! Aí reacendeu o gosto pelo serviço. Ele tem muitos brinquedos de máquinas e então eu decidi encomendar uma roupa igual a dos funcionários da obra, e ele ficou muito feliz quando viu”. Tatiane também destacou que o gosto pela engenharia vai além do uniforme. “Em dezembro, o João completou cinco anos e eu não sabia qual seria o tema da festa. Até que decidi que seria o de engenharia, e ele simplesmente amou”, relembrou.

VISITA A OBRA – Quem também apóia esse gosto pela engenharia é a babá de João, Maria Aparecida, chamada carinhosamente por Cidinha. Junto à família desde o nascimento do pequeno, ela destaca que, eventualmente, o João visita a equipe de serviços e de engenharia da obra do túnel da Rua Alagoas, que está sendo construído desde outubro de 2017 pela empresa Preserva Engenharia Ltda. “Ele vai com capacete, roupa, botina, conforme as exigências do setor de obras. O João conhece todo mundo e se deixar ele dá até ordens para os funcionários”, relatou Cidinha em clima de descontração.

TALENTO – Mas não é apenas pela engenharia que João mostra interesse. No quarto dele tem foto dele vestido de veterinário, e a mãe Tatiane relata que a música também é um das preferências do garotinho, que conta com brinquedos como microfone, violão e teclado. Ela ainda mostrou vídeos de João, ainda bebê, onde o pequeno “canta e toca” uma boa moda de viola.

ATIVIDADES – Embora muito pequeno, João visita a fazenda do pai, Danilo Martins, que é engenheiro agrônomo, e mostra gostar das atividades e até ajuda na vacinação do gado. Além de estudar no período da tarde, João Victor realiza aulas de natação e futebol e, futuramente, deverá ingressar na equitação, como relata a mãe.

NA OBRA – Em visita à obra do túnel da Rua Alagoas, a reportagem da Comarca registrou o carinho que a equipe de funcionários tem por João. O pequeno conversa com todos os funcionários e até sabe a maioria dos nomes da equipe. “O João tem uma noção do que é realizado aqui. Claro que é uma criança, mas é muito interessante ele gostar assim de engenharia”, contou a estagiária Maria Eduarda, a Duda, que acompanha as visitas de João na obra.

O engenheiro Eliziário Araújo, um dos responsáveis pelo projeto da construção, relatou que embora tenha passado por diferentes obras em muitas cidades, essa foi à primeira vez que recebeu a visita de uma criança que tenha demonstrado tanto interesse pela área. “É muito interessante ver o gosto do João pelo nosso serviço. Aqui nós temos também muitos cuidados com ele, além dele vir com capacete e roupa apropriada, também temos uma atenção especial com o fluxo de máquinas, tudo com segurança”, frisou Eliziário.

A obra do túnel da Rua Alagoas está sendo construída para facilitar o acesso aos Bairros Vila Jardim, Vila Martins III e Brabância, dentre outros pontos de Avaré, e a previsão para término, de acordo com a equipe de engenharia do local, é de outubro de 2018.