Confirmados cinco casos de Dengue contraídos em Avaré
Casos notificados por suspeita de Dengue crescem mais de 70% na região; entre janeiro e fevereiro de 2014, a Vigilância Epidemiológica teve 17 casos notificados; já neste ano o número saltou para 29
Da Redação
A Vigilância Epidemiológica (VE) confirmou nesta semana cinco casos autóctones de Dengue em Avaré. As ocorrências foram registradas entre os meses de janeiro e fevereiro nos bairros do Jardim Paraíso, Santa Elizabeth, com dois casos na mesma família e outros em locais não divulgados.
Dados divulgados pela VE durante audiência pública da saúde no dia 27 de fevereiro colocam em alerta não somente moradores de Avaré, mas toda a região. Segundo informações do órgão, entre os meses de janeiro e fevereiro, foram registrados 29 casos notificados, ou seja, 70,80% a mais que em 2014 – que foi de 17.
Dos 29 casos, 5 pessoas foram diagnosticadas com Dengue. Os casos foram importados das cidades de Campinas, Sorocaba, Pirajuí e Aguaí, ou seja, os munícipes contraíram a enfermidade em outra cidade e acabaram desenvolvendo a doença em Avaré. Outros 3 casos deram negativos e 18 coletas estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz que é o responsável em analisar os casos em todo o Estado de São Paulo.
COLABORAÇÃO – As pessoas infectadas estão recebendo o tratamento para conter a doença. Familiares também estão sendo monitorados. Após a confirmação, a Vigilância Epidemiológica iniciou trabalho de prevenção na região onde mora a pessoa infectada.
A diretora da VE, Denise Oliveira, solicitou que a população colabore, já que a maioria dos criadouros do mosquito está dentro das residências. “Pedimos que os moradores nos ajudem. Os casos de Dengue estão aumentando em todo o Estado e nós temos que fazer a nossa parte e prevenir”, disse.
Caso sejam identificadas larvas dentro de vasos de plantas e outros recipientes, a diretora destaca que é importante tirar toda a água e também lavar o local porque “às vezes os ovos ficam colados nas paredes dos recipientes”.
A Vigilância Sanitária de Avaré informou que solicitou o apoio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) para o combate da dengue, mas ainda não obteve resposta do órgão.
AÇÕES – Devido aos casos de Dengue confirmados na cidade, a secretária de Saúde Vanda Nassif afirmou que a cidade estaria em alerta e que vem trabalhando em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, equipes de Saúde da Família e a Secretaria de Serviços de prevenção.
“Estamos realizando um trabalho em conjunto para combater a doença em Avaré. Eu saliento que o problema com o aumento do índice da doença está ocorrendo em todo o Brasil. Vamos fazer nossa parte”, disse. Ela revelou que a Prefeitura teria adquirido mais dois termonebulizadores (fumacê) e que também equipes estariam sendo deslocadas para que façam visitas nas casas e oriente a população sobre o problema. Em todos os bairros onde ocorrem os focos, a Secretaria estaria realizando um bloqueio para controlar e erradicar a enfermidade.
AUTÓCTONE – O caso autóctone significa que a doença é originária do próprio município, diferente do caso importado, quando a pessoa é contaminada em outra cidade.
Entre os principais sintomas da Dengue estão febre forte repentina, dor no fundo dos olhos, dores musculares, dores nas articulações e de cabeça, vômito, diarréia e manchas avermelhadas pelo corpo.
EPIDEMIA – Um idoso de 81 anos, internado com diagnóstico de dengue, morreu no último dia 28 no Hospital Universitário de Marília. É a décima-segunda morte com suspeita de dengue ocorrida este ano na cidade que convive com uma epidemia e está em estado de emergência.
As cidades de Porto Ferreira, Itapira e Aguaí enfrentam a intensificação da doença desde o segundo semestre do ano passado. Em Limeira, seis mortes foram confirmadas em decorrência da doença. Já a capital paulista já registra 563 casos de dengue contraída em 2015.