Alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram de um bate-papo com o cordelista Maurício de Barros. Radicado em Avaré, o escritor pernambucano é referência em literatura de cordel, manifestação cultural que combina escrita, oralidade e xilogravura.
O encontro realizado no último dia 29 na Escola Municipal Maria Theresa de Oliveira Picalho (Dondoca) contou ainda com a presença de alunos das EMEBs Fausto dos Santos Rodrigues e Salim Antonio Curiati.
A exposição faz parte do projeto que Barros vem desenvolvendo em escolas de Avaré para divulgar a expressão cultural brasileira que é típica do nordeste do país e se manifesta por meio de histórias gravadas em folhetos pendurados em cordas.
Maurício de Barros irá percorrer 20 escolas de Avaré com o Projeto “Bate-Papo com o Autor”, contemplado com o ProAC, Programa de Fomento à Cultura do Estado de São Paulo, edital 2021, ano mais concorrido da história do programa paulista.
O poeta contou com a assessoria da agência de patrocínios avareense Arte em Prática para a aprovação junto ao governo do Estado, num processo que coroa a carreira artística do avareense, benemérito da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Além da Escola “Dondoca”, a visita também já ocorreu na EMEB Duílio Gambini, como parte da interdisciplinaridade entre Arte e o 5º ano. Os alunos leram e ilustraram o cordel “Reino encantado das frutas” em forma de homenageá-lo por meio da técnica Isopogravura, na aula de Arte, e nas aulas de Língua Portuguesa estudaram poemas, produziram e recitaram para o cordelista.