AcontecendoDaesp reitera que pedido de municipalização do aeroporto partiu da Prefeitura de Avaré

A Comarca20 de fevereiro de 20184 min

Daesp reitera que pedido de municipalização do aeroporto partiu da Prefeitura de Avaré

Polêmica pode envolver até mesmo o Executivo e o Legislativo de Arandu, já que o aeródromo leva o nome das duas cidades pelo fato de estar localizado na divisa territorial

Da Redação

A sessão ordinária da próxima segunda-feira (19) promete ser bastante polêmica, com vários assuntos que interessam à opinião pública, dentre eles o projeto de lei 08/2018, do prefeito Jô Silvestre, que autoriza celebração de convênio para a municipalização do Aeroporto Estadual Comandante Luiz Gonzaga Lutti.

O Jornal A Comarca abordou a questão com exclusividade no mês de dezembro, trazendo à tona um assunto que até então não era do conhecimento da Câmara. Na época, a prefeitura se manifestou dizendo que o pedido de municipalização havia partido do governo do Estado, mas essa informação foi frustrada pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) que enviou nota dizendo que o pedido partiu do Executivo avareense, nota essa reiterada recentemente pelo mesmo órgão governamental.

IMPASSE – Na época da construção do aeroporto, uma polêmica envolveu a obra pelo fato de parte do terreno desapropriado pela Prefeitura de Avaré se situar exatamente na divisa com a cidade de Arandu. O prefeito aranduense na época, Joselyr Benedito Silvestre, no ano de 1985, embargou a obra sob a alegação de que parte da pista do aeroporto (que engloba o terminal de passageiros) estaria nos limites da sua cidade. O impasse durou até a inauguração da obra, em 1990, quando o Daesp definiu a denominação “Aeroporto Estadual Avaré-Arandu”. Anos mais tarde, em 1997, o aeroporto finalmente ganhou o nome de Aeroporto Estadual “Comandante Luiz Gonzaga Lutti”, através da Lei 9.563/97, de autoria do então deputado estadual Dimas Ramalho.

DISCUSSÃO – Corre nos bastidores da Câmara Municipal de Avaré, que o projeto de lei que permite a municipalização do aeroporto deverá ser intensamente discutido pelos vereadores de oposição. O projeto está apontado para a próxima sessão ordinária, na segunda-feira, 19, e muitos serão os questionamentos sobre a viabilidade da municipalização. Há quem diga que a pressa por parte da Prefeitura na aprovação do projeto, seria por causa da suposta existência de empreendedores interessados na administração do aeroporto, por isso o interesse da Câmara em apurar quais seriam as vantagens e desvantagens para o município.