AcontecendoEm Avaré, número de empresas fechadas é maior que o de novos negócios

A Comarca28 de maio de 20185 min

COMÉRCIO

Em Avaré, número de empresas fechadas é maior que o de novos negócios

Da Redação

Em uma simples passagem no centro de Avaré é possível perceber o número de comércios com as portas fechadas e ainda pior, lojas recém-abertas não sobreviveram à crise financeira e também desativaram o estabelecimento.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, no período de 2 de janeiro a 24 de maio, do ano corrente, 398 negócios foram abertos na cidade. No mesmo período, 204 empreendimentos deram baixa no Setor Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

FECHAMENTO – A reportagem da Comarca contatou um empreendedor do segmento de mecânica em Avaré, que fechou as portas do comércio, devido ao alto valor cobrado pelo aluguel e ausência de planejamento financeiro. “Ficamos por volta de apenas um ano em funcionamento. Alguns motivos influenciaram nessa decisão, como por exemplo, ideias e comportamentos dos sócios, custo elevado do aluguel e gastos necessários para funcionamento” – relatou o avareense Takeioshi Uno.

Ainda segundo Takeioshi, um erro interno na empresa também ocasionou na necessidade de contratar novos funcionários, elevando gastos iniciais do negócio. “Infelizmente, a cultura brasileira não nos auxilia com uma educação financeira básica, o que na maioria das vezes pode influenciar na abertura de uma empresa, pois são necessários muitos dados de pré-abertura para que a empresa prospere e infelizmente esse foi outro motivo que influenciou no fechamento da empresa” – finalizou.

Takeioshi, que agora estuda Administração de Empresas, se vê melhor preparado para abrir um novo negócio, mas em outro ramo.

NOVOS NEGÓCIOS – A empresária Halline Enck abriu uma loja de confecção há quase um mês em Avaré e destacou que um dos pontos avaliados para a abertura do negócio foi os comparativos com o valor do aluguel e público alvo. “Escolhi um ponto mais longe do centro, devido ao custo da locação, mas também com a vantagem de não ter tarifa da Zona Azul (Estacionamento Rotativo) ”.  A empreendedora também relatou que o fato de já comercializar a um longo período roupas na casa, tem grande clientela, o que ocasiona em maior segurança no quesito vendas para a loja.

OUTRO LADO – A reportagem questionou a Prefeitura referente aos valores cobrados pelos aluguéis na região Central de Avaré e se o custo pode influenciar no fechamento e pela procura de pontos em outros bairros. Referente ao assunto, a Secretaria da Comunicação destaca que “os valores são de livre negociação entre particulares sem qualquer monitoramento por parte da Prefeitura”. (colaborou Evelin Nunes)