AcontecendoEm reunião, moradores reivindicam melhorias no Costa Azul

A Comarca12 de fevereiro de 20187 min

Em reunião, moradores reivindicam melhorias no Costa Azul

Da Redação

Conforme veiculado pela reportagem da Comarca no mês de setembro, os moradores do Balneário Costa Azul, em Avaré, ainda clamam por melhorias no bairro que vão desde falta de segurança, conserto de buracos nas vias, iluminação pública até soluções para as construções inacabadas na orla.

Buscando uma solução para as demandas do bairro, moradores e o vereador Barreto do Mercado realizaram uma reunião que ocorreu na sexta-feira, 2, e contou com a presença de cerca de 50 pessoas, além de autoridades representando a Secretaria da Educação, Polícia Militar e Conselho Tutelar.

“Entreguei ofícios também para que representantes do Executivo, secretarias do Meio Ambiente, Serviços e da Saúde comparecessem, mas não foi ninguém. Se não foram é porque não querem enfrentar a população. Se fosse época de política (de eleição), estaria cheio lá. As pessoas só estão pedindo o que é delas por direito, elas pagam impostos”, relatou Barreto durante a sessão de Câmara na segunda-feira, 5.

REUNIÃO- O encontro com moradores ocorreu na Escola Celina Villela Duarte. Na oportunidade, o capitão da Polícia Militar, Rodrigo Santana, falou sobre o trabalho de segurança no bairro. “O policiamento será reforçado no período do Carnaval. E referente às demandas de ocorrências, muitas pessoas pedem o serviço da PM e a equipe às vezes atrasa o atendimento pelo fato de estar em outra ocorrência”.

O capitão ainda destacou que a PM trabalha com estatísticas. “Nós atendemos conforme a gravidade da ocorrência, às vezes a mesma equipe está em uma abordagem de roubo e não consegue atender um problema de som alto, por exemplo, e acaba atrasando”.

Ainda na reunião, os moradores pediram fiscalização de motoristas que dirigem embriagados no bairro e ainda sinalização referente aos perigos que o uso de churrasqueiras na orla pode trazer aos turistas.

NECESSIDADES DA ESCOLA – Uma das pautas relatadas na reunião foi o afastamento do diretor escolar Cláudio Fernando Vieira (confira matéria nessa página) e a necessidade da contração de novos funcionários como inspetores de alunos, um ADI, coordenador pedagógico e funcionário na área da limpeza.

A representante da Secretaria da Educação, Kátia Regina Fernandes, que é diretora técnica, esclareceu dúvidas dos pais presentes na reunião. “A contratação de inspetores de alunos é feita conforme o tamanho da escola. Um monitor vai iniciar essa semana o trabalho na escola. Sobre os outros cargos, um escriturário precisa de concurso público, que ainda não há previsão de abertura, e a instalação de um caseiro na unidade também tem que ser funcionário da Prefeitura”, relatou Kátia que afirmou estar ciente das deficiências da escola. “Tem muitas coisas que eu não sei explicar, porque não diz respeito ao meu trabalho, mas estou ciente das necessidades da escola. A questão dos funcionários eu posso apresentar para a secretária, mas quem soluciona é a Administração”.

Já referente ao afastamento do diretor da unidade, Kátia não se pronunciou.

Outra queixa questionada pelos pais dos alunos foi quanto à qualidade da água fornecida na escola. A representante da Educação destacou que nunca houve problema e reclamações anteriormente sobre o assunto.

Ainda na oportunidade, os moradores também reivindicaram uma creche no bairro. “As creches seguem um padrão diferenciado, nós podemos fazer um levantamento de quantas crianças tem no bairro de zero a 3 anos, para vermos a  possibilidade de trazer uma creche para cá”, afirmou Kátia.

ASSOCIAÇÃO- O vereador Barreto aproveitou a oportunidade para incentivar a criação de uma associação de moradores no bairro, pois assim as demandas de pedidos chegariam com mais facilidade ao prefeito.“O bairro tem muitas precariedades. Ano passado um grupo de moradores foi à Câmara. Levei eles e as demandas até o prefeito. Algumas foram atendidas outras não, mas ainda há muitos problemas no Costa Azul”, disse Barreto em sinal de apoio aos moradores.