Em um ano, Prefeitura pagou quase R$ 300 mil com locação de caminhões de lixo
Da Redação
Em pouco mais de um ano, a Prefeitura de Avaré pagou para a empresa Provac Serviços Ltda R$ 266 mil com a locação de dois caminhões de coleta de lixo. O contrato foi firmado em junho de 2014 devido ao fato de o município não contar com veículos suficientes para atender toda a cidade.
Por mês, a Prefeitura paga R$ 17 mil, R$ 8,5 mil para cada veículo. A empresa fornece somente os caminhões e a Prefeitura é responsável por ceder motoristas e coletores para realizar o serviço e ainda abastecer os veículos. Além de fornecer os caminhões, a empresa também é responsável pela manutenção dos mesmos.
Questionada sobre o fato, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação, defendeu a locação ao invés da aquisição dos veículos. “No momento, o custo benefício do aluguel é maior para a Prefeitura, uma vez que a responsabilidade da manutenção dos veículos é da empresa contratada. Em geral, a vida útil desses caminhões é de 4 a 5 anos, o que inviabilizaria a modalidade de leasing, por exemplo, em que no final do financiamento o veículo passa a ser da Prefeitura. Ou seja, se fosse comprado por leasing, ao término das parcelas, o município ficaria com um veículo já com 4 a 5 anos de uso, momento que se acentuam as ocorrências de manutenção e custeio de peças”, diz o comunicado.
Ainda segundo a Prefeitura, outras administrações teriam optado pela compra dos veículos, o que atualmente não seria mais vantajosa para o município. “Outras gestões já optaram por essa modalidade de compra e, após análise técnico-financeira, hoje é possível concluir que não é vantajosa”, continua.
O município destaca, porém, que com a conquista do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), será possível pleitear linhas de créditos para a aquisição de equipamentos e máquinas. “A compra definitiva de veículos pode ser estudada a médio prazo, já que agora a Prefeitura tem o CRP e passar ter a possibilidade de pleitear linhas de crédito para aquisição de equipamentos e máquinas”, diz a municipalidade.
CRÍTICAS – Em 2011, quando ocupava o cargo de vereador em Avaré (2009-2012), o agora prefeito Poio Novaes fez diversas críticas ao ex-prefeito Rogelio Barcheti, que na época alugou caminhões por meio de leasing.
A polêmica envolvendo os caminhões de lixo começou em março de 2009, quando a Prefeitura assinou um contrato de locação de quatro caminhões com a empresa Embracol.
Na época, Poio Novaes questionou o valor pago pela locação. “Essa negociação envolveu o pagamento de 36 parcelas de R$ 43.953 mil, perfazendo um total de 1.582.308 mil, o que dá uma bagatela por caminhão de R$ 528.000”, alertou o vereador na ocasião.
SUPERFATURAMENTO – Estranhando o valor, o vereador realizou um levantamento e constatou que a Prefeitura pagou um preço bem acima do de mercado. “Um caminhão zero quilômetro nessas condições custa, no máximo, R$ 250 mil, totalizando pelos três veículos um total de R$ 750 mil. Temos que considerar que foi feito um arrendamento. Por isso, fui levantar quanto custaria um leasing com uma taxa de mercado de 1,8% ao mês e até de 2% ao mês. Mesmo assim, a diferença ainda é de mais R$ 500 mil”, disse Poio na época.